Após confusões, vereadores são autorizados a vistoriar novo pronto-socorro de Cuiabá

olhar direto Depois de muita confusão, os vereadores de Cuiabá foram autorizados a vistoriar as dependências do novo Pronto-Socorro de Cuiab...

WhatsApp-Image-2018-12-28-at-21.56.46

olhar direto

Depois de muita confusão, os vereadores de Cuiabá foram autorizados a vistoriar as dependências do novo Pronto-Socorro de Cuiabá (PSMC). Na manhã desta quarta-feira (02), o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PSB), determinou que a Secretaria de Saúde fosse oficiada, com base na Lei Orgânica do Município, para que seja conferido amplo acesso a todos os parlamentares no local.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu parecer favorável ao primeiro ato do presidente da Casa para que ele e todos os colegas de parlamento pudessem fazer uma visita conjunta ao novo hospital.

“Conforme divulgado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o acesso ao HMC está restrito para proteger os equipamentos hospitalares que além de serem de alto custo, já estão devidamente instalados e prontos para uso. Dessa forma, primando pela transparência e lisura das conduções dos trabalhos, estabelecemos critérios e protocolos para visitação que estão sendo avaliados pela própria Secretaria de Saúde - como foi o caso do pedido concedido ao presidente Misael Galvão”, pontuou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

O ofício encaminhado por Misael informa que a visita será realizada na quinta-feira (03), durante a manhã e requer o acompanhamento de uma equipe técnica responsável pelas obras e equipamentos: “Queremos buscar informações precisas sobre as instalações do Hospital Municipal de Cuiabá, saber em que pé está o funcionamento, ou seja, exercer nosso papel fiscalizador e manter os munícipes cientes sobre o andamento das obras”, explica ele.

Quem protocolou pessoalmente o oficio, na Secretaria Municipal de Saúde e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (CREA/MT), foi o procurador-geral do Legislativo, Dr. Rodrigo Cyrineu: “Á luz do que dispõe o inciso XIV do artigo 11 da Lei Orgânica do Município, que regulamenta o poder fiscalizatório do Legislativo, protocolamos a informação sobre a visita e solicitamos uma equipe técnica para acompanhar”, explicou.

Misael entendeu que é essencial que os técnicos do CREA/MT também estejam presentes na vistoria, para avaliar o estado da obra e encaminhou ofício a João Pedro Valente, presidente do Conselho Regional de engenharia.

Confusões

Durante o ato de solenidade de inauguração, vereador Abílio Junior (PSC) passou a gritar que a obra era uma “fraude”. Na sequência, tentou se deslocar a um local restrito a credenciados, o que não era o seu caso.  Advertido pelos seguranças, o parlamentar se recusou a deixar o local e passou a correr no meio do evento sendo ‘acompanhado’ dos prestadores de serviços e, também, por populares.

Abilinho-no-HMPC

Munido com o celular, e fazendo uma live para rede social, ele asseverou que iria procurar o Ministério Público para mostrar que apenas uma parte do empreendimento estava completa.  “É uma fraude. Uma farsa”. Toda a situação foi acompanhada pela imprensa e populares.

Algumas pessoas tentaram interromper a transmissão do parlamentar, que ficou mais irritado e chegou até a se jogar no chão.

Aos jornalistas, já do lado de fora da nova unidade e sentado no chão, o vereador reclamou. “O que está sendo inaugurado é só uma pequena parte. Estou protestando porque isso aqui é uma fraude”. Abílio disse ainda que vem sendo alvo de perseguições em razão do trabalho que vem desempenhando e que foi agredido por duas vezes por seguranças.

Indagado se teme responder a processo perante à Câmara Municipal por quebra de decoro pela sequência de fatos na noite de sexta-feira, 28, declarou: "gostaria que os vereadores me acompanhassem também, declarou referindo-se ao trabalho de fiscalização de obras públicas.

O novo hospital contará com 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia). Apesar da inauguração, somente em abril de 2019 o atendimento será realizado.

Na manhã do outro dia, acompanhado de outros dois vereadores, Abílio retornou para a frente do novo pronto-socorro, na tentativa de conseguir entrar no local. Porém, acabou impedido novamente de fazê-lo. Na ocasião, houve um debate acalorado entre o secretário da pasta e os parlamentares.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,178,Geral,3529,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1612,Regional,2313,Rosário Oeste,1971,Variedades,3004,Videos,1002,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: Após confusões, vereadores são autorizados a vistoriar novo pronto-socorro de Cuiabá
Após confusões, vereadores são autorizados a vistoriar novo pronto-socorro de Cuiabá
https://lh3.googleusercontent.com/-4ckKIUGUtUY/XC1sK4cSHsI/AAAAAAACAIY/sSNE92PmvaspeRHQTYDtvKXIUPmBvd19gCHMYCw/WhatsApp-Image-2018-12-28-at-21.56.46_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-4ckKIUGUtUY/XC1sK4cSHsI/AAAAAAACAIY/sSNE92PmvaspeRHQTYDtvKXIUPmBvd19gCHMYCw/s72-c/WhatsApp-Image-2018-12-28-at-21.56.46_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2019/01/apos-confusoes-vereadores-sao.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/01/apos-confusoes-vereadores-sao.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy