Grileiros são atingidos nas costas; Seguranças de Riva alegam emboscada

REPÓRTER MT Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas na manhã deste sábado (05), em disputa de terras envolvendo a fazenda do ex-deputado Jo...

78c7fb706ad4790dc24e71a1828ae4e7

REPÓRTER MT

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas na manhã deste sábado (05), em disputa de terras envolvendo a fazenda do ex-deputado José Riva

Um dos representantes da Associação Gleba União, Derisvaldo de Sá, afirma que agricultores foram baleados nas costas por seguranças da Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), do ex-deputado José Riva.

O conflito aconteceu na zona rural de Colniza (1.065 km ao Norte de Cuiabá) por volta das 6h30 deste sábado (05) e resultou na morte de Eliseu Queres e deixou mais nove pessoas feridas.

Ao , Derisvaldo negou as informações da assessoria do ex-deputado de que os seguranças da fazenda foram alvos de uma emboscada de supostos trabalhadores do Movimento Sem Terra (MST), que teriam atirado contra os profissionais (veja a nota na íntegra).

Segundo a versão de Derisvaldo, os agricultores bebiam água em um rio da região quando foram surpreendidos pelos seguranças, “que chegaram atirando”.

“Nós estávamos em 150 pessoas e eles em cinco. Nossa turma estava tão armada que eles chegaram e balearam 10, feriram nove e mataram um, e nenhum deles foi atingido. A prova que não tínhamos armas está aí”, disse o trabalhador rural. “A troca de tiros foi tanta que o povo nosso está atingido nas costas. Como é que se troca tiro e leva bala nas costas?”, completou.

Segundo o agricultor, as famílias montaram um acampamento à beira da estrada que fica a 5 quilômetros da fazenda de Riva, e que a medida foi tomada por conta da decisão da juíza Adriana Sant'anna Coningham, da Segunda Vara Cível Especializada em Direito Agrário, que determinou a saída dos trabalhadores da área.

O Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso também afirmou, por meio de nota, que a Polícia Militar se negou a ir no local do conflito e “sequer deixou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ir buscar as vítimas da tragédia“. Confira a nota na íntegra AQUI.

Em nota, a Polícia Militar informou que mandou grupamentos especiais para reforçar a segurança no local. Ainda de acordo com a PM, “toda e qualquer denúncia será devidamente apurada por meio de instrumento legal competente”. O reforço inclui duas viaturas e duas equipes do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam).

De acordo com informações iniciais da Polícia Civil o conflito foi entre seguranças da fazenda e supostos membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que tentaram invadir o local.

Tragédia anunciada 

Em setembro de 2018, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Colniza, oficiou o Governo do Estado sobre risco de conflito armado por disputas de terras na região. Na oportunidade um grupo de aproximadamente 200 pessoas havia ocupado a fazenda, que possui 46 mil alqueires.

Diante da situação, o MPE comunicou as autoridades competentes reiterando providências.

“Não há dúvida de que a ausência de intervenção imediata do Estado pode ocasionar a morte de dezenas de pessoas”, afirmou à época o promotor de Justiça de Colniza em ofício encaminhado ao governador do Estado, com cópia integral da Notícia de Fato, solicitando adoção de providências para impedir o conflito armado.

De acordo com o MPE, a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali) vem sofrendo invasões desde o ano 2000 e, após a reintegração de posse ocorrida em 2017.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,173,Geral,3269,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1455,Regional,2139,Rosário Oeste,1900,Variedades,2836,Videos,893,
ltr
item
Biorosario Notícias: Grileiros são atingidos nas costas; Seguranças de Riva alegam emboscada
Grileiros são atingidos nas costas; Seguranças de Riva alegam emboscada
https://lh3.googleusercontent.com/-3VtvfxqaWls/XDFC9X8S3tI/AAAAAAACAeI/MpANaK4XN2wy_vgVY_utJVVEmUzeIaobACHMYCw/78c7fb706ad4790dc24e71a1828ae4e7_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-3VtvfxqaWls/XDFC9X8S3tI/AAAAAAACAeI/MpANaK4XN2wy_vgVY_utJVVEmUzeIaobACHMYCw/s72-c/78c7fb706ad4790dc24e71a1828ae4e7_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario Notícias
https://www.biorosario.com.br/2019/01/grileiros-sao-atingidos-nas-costas.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/01/grileiros-sao-atingidos-nas-costas.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy