MPE é destaque nacional com aulas de combate à corrupção em escolas públicas

REPÓRTER MT Um projeto do Ministério Público de Mato Grosso (MPE) de combate à corrupção com estudantes de escolas públicas ganhou projeção ...

b36c73af200b6b207cec2c178c4db1ec

REPÓRTER MT

Um projeto do Ministério Público de Mato Grosso (MPE) de combate à corrupção com estudantes de escolas públicas ganhou projeção nacional ao ser lembrando pela senadora Aná Amélia (PP-RS), durante audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção.

“As crianças, que têm uma facilidade muito grande de aprender, já entenderam que até a fila da merenda escolar, até bater num colega ou praticar bullying, tudo isso é uma forma de desrespeitar uma lei. E quando você entende esses princípios, você sabe também que não pode roubar a borracha, não pode colar do colega, porque tudo isso é uma forma de apropriação indébita do que é alheio. Então, a criança já começa a aprender desde cedo esses princípios e será capaz também de dizer para o pai ou para mãe: não faça isso porque isso está errado, isso é corrupção”, ressaltou a senadora ao falar do projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez”, em dezembro de 2018.

Depois do pronunciamento da parlamentar, a iniciativa, até então pouco conhecida, ganhou destaque e muitos Ministérios Públicos entraram em contato com MPE de Mato Grosso querendo implantar o projeto nas escolas de seus respectivos estados.

Na verdade, em Mato Grosso, o projeto já funciona desde 2014 e começou com as crianças de adolescentes das escolas públicas do município de Porto Alegre do Norte.

combate escolas corrupção MPE

Promotora de justiça Luciana Freitas, idealizadora do projeto.

A idealizadora da iniciativa, a promotora de justiça Luciana Freitas, explica que o projeto foi aceito de imediato pela comunidade escolar, que contou com a participação integral dos moradores de Porto Alegre do Norte, “o que me encorajou a replicar nas demais cidades que atuei”.

Segundo Luciana, o foco é a  “prevenção primaria à corrupção”.

“Trabalhamos com crianças e adolescentes de escolas públicas, e propomos uma competição entre elas. São realizadas etapas (provas) de redação, artes (teatro, músicas, etc) e oratória, apresentadas ao público. Durante a execução do projeto, são realizadas palestras com alunos, professores, familiares, pois o objetivo é atingir toda comunidade escolar de forma integral. Ao final, a melhor escola ganha um prêmio, assim como os alunos participantes da equipe vencedora e o educador. Também tenho como importantíssimo, o compromisso que firmamos com as Secretarias de Educação para a difusão da temática durante o ano letivo”, ressaltou a promotora.

O “Onde há educação, a corrupção não tem vez”, além de Porto Alegre do Norte, já ocorreu nas cidades de Comodoro, Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Alto Paraguai e em Alta Floresta.

“Muitos MPs já pediram os materiais utilizados, entraram em contato comigo, com a ideia de replicar. Além disso, é importante destacar a atuação do Ministério Público nesta área, pois outros importantes projetos de prevenção à corrupção também são realizados pelo órgão”, enfatizou.

Luciana destaca que teve a ideia porque acredita na transformação social através da educação.

combate escolas corrupção MPE

Alunos colocam em prática, por meio de apresentações teatrais, o que aprendem em sala de aula sobre o tema corrupção

“Depois de atuar em diversos casos de corrupção, improbidade, percebi que a prática da é uma decisão ética, independe de classe social, da oportunidade (a oportunidade revela o ladrão, não o faz), e, portanto, o melhor é investir em educação”, avalia.
Recentemente o projeto foi ganhou o prêmio nacional “selo íntegro”, concedido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em pareceria com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).  

A inciativa ficou classificada entre as melhores do país, dentro do programa de metas do Ministério Público brasileiro para o fortalecimento da instituição na construção de uma sociedade brasileira mais cidadã e justa.

“Considero de extrema importância um projeto de prevenção à corrupção receber destaque no âmbito do Poder Legislativo e na seara empresarial, pois todos fazemos parte da mesma sociedade”, destacou a promotora.

O próximo passo, segundo Luciana, é implementar o projeto nas escolas particulares de Mato Grosso. “Além disso, preparamos um ciclo de capacitação para os educadores. Mas tem mais por vir! Para isso, precisamos de parceiros da sociedade civil e da comunidade como um todo”, ressaltou.

Saiba mais do projeto AQUI.

Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,178,Geral,3529,PAPO DE ESQUINA,6,Política,1612,Regional,2313,Rosário Oeste,1971,Variedades,3004,Videos,1002,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: MPE é destaque nacional com aulas de combate à corrupção em escolas públicas
MPE é destaque nacional com aulas de combate à corrupção em escolas públicas
https://lh3.googleusercontent.com/-xDZQhM9UoPk/XDMt2B3D9zI/AAAAAAACAkg/xxcHOE6VCJwRMz4XiiNlUztFvZiqpKXJQCHMYCw/b36c73af200b6b207cec2c178c4db1ec_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-xDZQhM9UoPk/XDMt2B3D9zI/AAAAAAACAkg/xxcHOE6VCJwRMz4XiiNlUztFvZiqpKXJQCHMYCw/s72-c/b36c73af200b6b207cec2c178c4db1ec_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2019/01/mpe-e-destaque-nacional-com-aulas-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/01/mpe-e-destaque-nacional-com-aulas-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy