Obras na MT-010 e na Orla tem erosão

JOANICE DE DEUS / Diário de Cuiabá Localizadas em pontos diferentes de Cuiabá, duas obras de infraestrutura e de mobilidade urbana de respon...

bc06ce85b76ce5670fa5c5725a6ccbaa

JOANICE DE DEUS / Diário de Cuiabá

Localizadas em pontos diferentes de Cuiabá, duas obras de infraestrutura e de mobilidade urbana de responsabilidade do Governo do Estado apresentam problemas erosivos. Uma delas atinge uma das laterais da ponte sobre o Córrego Ribeirão do Lipa e que faz parte da duplicação da Rodovia Helder Cândia (MT-010), mais conhecida como Estrada da Guia. Outro deslocamento, ainda que pequeno, fica às margens do Córrego Mané Pinto, na jusante com o Rio Cuiabá.

A erosão embaixo da ponte aproxima-se da pista, o que coloca em risco a estrutura da rodovia, consequentemente, a segurança viária. Por lá, o fluxo de veículos tem sido intenso com a liberação do trânsito desde a inauguração da trincheira "Engenheiro Roberto Flávio Abbott de Castro Pinto" construída na rotatória de acesso ao Distrito da Guia e a Chapada dos Guimarães (MT-251), em dezembro do ano passado pelo ex-governador Pedro Taques.

No local, às margens do córrego foram colocados muros de gabião para evitar que a força das águas possa causar processo erosivo. Contudo, na margem esquerda da cabeceira da estrutura, sentido Cuiabá-Distrito da Guia, houve um desmoronamento de talude da pista.

Anteontem, uma equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado esteve no local e verificou a necessidade de uma ação emergencial referente a sinalização para informar sobre o problema, bem como a necessidade de execução imediata de obras de contenção do desmoronamento.

A ponte faz parte das obras do complexo da trincheira e duplicação de um trecho de 4,8 quilômetros da MT-010. Neste caso, os trabalhos ainda não foram entregues pelo Estado. Conforme a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), os serviços no canteiro seguem em andamento, porém com ritmo mais lento devido ao período chuvoso, que se estende até março em Mato Grosso.

Atualmente, conforme a Sinfra, seguem as obras para colocação de gaiolas de gabião (tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência) e posteriormente será feito o encabeçamento da ponte. "Devido ao período chuvoso, serão realizados serviços emergenciais de reparo justamente para barrar a erosão causada pelas chuvas".

Com isso, a conclusão ficará para o segundo semestre deste ano. “Até o momento já foram executados 70% dos serviços previstos em contrato”, informou. O investimento é da ordem de R$ 34 milhões, oriundos do programa Pró-Turismo, gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A empresa Lotufo Engenharia e Construções está à frente do empreendimento.

Já no Córrego Mané Pinto, o processo erosivo fica do lado direito do córrego (sentido Ponte Velha/Miguel Sutil) Mané Pinto, na Orla do Porto. Por lá, uma pequena parte da contenção da estrutura das laterais do córrego já se encontra danificada. Aparentemente insignificativo, o problema pode avançar com aumento do volume do rio devido às chuvas.

A obra fez parte do pacote de intervenções de mobilidade e infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Além da recuperação da contenção das laterais do córrego, os serviços também abrangeram um trecho de três quilômetros do “Mané Pinto” e da Avenida 8 de Abril.

Porém, boa parte da revitalização das margens do canal d’água já desmoronou. A época, a obra foi orçada em aproximadamente R$ 20 milhões, os trabalhos são tocados pela Engeglobal Construções.

Parceiros$type=two$h=0$meta=0$rm=0$snip=0$count=6

Nome

Destaque,2,Destaque Lateral,5,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,219,Geral,6543,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,6,Regional,2769,Rosário Oeste,2299,Variedades,3571,Videos,1343,
ltr
item
Biorosario: Obras na MT-010 e na Orla tem erosão
Obras na MT-010 e na Orla tem erosão
https://lh3.googleusercontent.com/-hnzt5DpnYCk/XDkAj3-oDbI/AAAAAAACBKE/ixeqa4JL88sPXOn3B8XA1qtxvFRc7e7MwCHMYCw/bc06ce85b76ce5670fa5c5725a6ccbaa_thumb%255B1%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-hnzt5DpnYCk/XDkAj3-oDbI/AAAAAAACBKE/ixeqa4JL88sPXOn3B8XA1qtxvFRc7e7MwCHMYCw/s72-c/bc06ce85b76ce5670fa5c5725a6ccbaa_thumb%255B1%255D?imgmax=800
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/01/obras-na-mt-010-e-na-orla-tem-erosao.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/01/obras-na-mt-010-e-na-orla-tem-erosao.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy