Por que distribuir abraços é muito mais importante do que você imagina?

FONTE: MEGACURIOSO Você é da turminha que distribui beijos e abraços toda vez que encontra com os seus amigos ou é do tipo que foge...



Você é da turminha que distribui beijos e abraços toda vez que encontra com os seus amigos ou é do tipo que foge sempre que aquele sujeito que adora agarrar as pessoas se aproxima da rodinha?

O abraço, como você já deve ter notado, está entre as manifestações de afeto, amizade e proximidade física mais universais que existem – e inclusive há bichinhos na natureza que não resistem distribuir esse carinho! Mas, sabia que, além do indiscutível papel social que o abraço desempenha, essa demonstração também tem grande importância fisiológica e pode influenciar no nosso bem-estar?


Mais importante do que parece

Estudos revelaram que abraçar é mais importante do que muita gente imagina, uma vez que o ato tem grande influência no nosso corpo, já que, na infância, afeta o desenvolvimento do nervo vago – uma estrutura que parte do crânio, se ramifica até a coluna e é responsável pelas inervações parassimpáticas de quase todos os órgãos que se encontram do pescoço para baixo. Pois ele também é indispensável para o bom funcionamento das emoções na idade adulta, podendo afetar a capacidade de as pessoas sentirem empatia umas pelas outras, por exemplo.


Além disso, os abraços interferem na produção de oxitocina, o famoso "hormônio do amor", relacionado com a formação de vínculos afetivos entre as mães e os seus bebês. Essa substância também é essencial para a formação de laços com outras pessoas, e sua liberação proporciona sensação de bem-estar.

Como se fosse pouco, pesquisas apontaram que os abraços, assim como outras demonstrações de afeto, podem influenciar o sistema imunológico, já que o contato físico pode ter efeito positivo na liberação do estresse. E mais: até os índices de autoestima das pessoas que gostam de distribuir abraços são mais elevados.
Afetividade

Então, como é que algumas pessoas curtem tanto os abraços, enquanto outras não são lá muito fãs? Levantamentos apontaram que essa aversão pode estar associada com a falta de demonstrações físicas de afeto durante a primeira infância. Isso porque, pesquisadores descobriram que crianças que crescem em orfanatos ou em famílias nas quais a afetividade não é um traço comum, tendem a não gostar muito dos abraços na idade adulta.


O curioso é que esses levantamentos apontaram que, se por um por um lado, as pessoas abraçam e desfrutam dos seus benefícios – o que as leva a repetir o ato uma e outra vez para continuar colhendo os frutos positivos –, por outro, os que não estão acostumados ao contato físico acabam por rejeitar as demonstrações de proximidade e se tornam incapazes de se beneficiar dos seus efeitos positivos. Ou, ainda, se tornam caçadores de abraços e de atenção.

Vale destacar que, em culturas nas quais a proximidade física não é algo muito comum, os abraços podem ter uma conotação negativa – e inclusive gerar desconforto e consequências fisiológicas distintas às que descrevemos acima.


No entanto, como aqui no Brasil a galera é pra lá de calorosa e adora distribuir amor e carinho para todo mundo, se você é da turma que não curte muito trocar abraços, talvez seja uma boa ideia você repensar o seu comportamento e se esforçar um pouquinho para promover mais trocas afetivas e se beneficiar do que elas podem oferecer.

Clique aqui e ouça esta matéria.


Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,181,Geral,5233,PAPO DE ESQUINA,6,POLICIA,34,Regional,2386,Rosário Oeste,2026,Variedades,3090,Videos,1046,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: Por que distribuir abraços é muito mais importante do que você imagina?
Por que distribuir abraços é muito mais importante do que você imagina?
https://1.bp.blogspot.com/-yLTrKuO5Psc/XEpfJwQZY1I/AAAAAAACB_Q/XIIVpRI6SYMNURxjxHbZaEgjcbVjIi2CgCK4BGAYYCw/s1600/abra%25C3%25A7o1-696x365.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-yLTrKuO5Psc/XEpfJwQZY1I/AAAAAAACB_Q/XIIVpRI6SYMNURxjxHbZaEgjcbVjIi2CgCK4BGAYYCw/s72-c/abra%25C3%25A7o1-696x365.jpg
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2019/01/por-que-distribuir-abracos-e-muito-mais.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/01/por-que-distribuir-abracos-e-muito-mais.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy