MPE diz que 2 secretarias jogam esgoto na lagoa; governo finaliza obra neste mês

Fonte: RD News Quase 1 ano após a mortalidade súbita de peixes chamar atenção do lançamento de esgoto in natura na Lagoa Paiaguás, ...


Fonte: RD News

Quase 1 ano após a mortalidade súbita de peixes chamar atenção do lançamento de esgoto in natura na Lagoa Paiaguás, localizado no Parque das Águas – um dos mais bonitos cartões postais de Cuiabá,
ao lado do Centro Político Administrativo - o promotor Gerson Natalício Barbosa, do Ministério Público (MPE), afirma que duas pastas do governo ainda continuam na irregularidade, despejando esgoto in natura no lago. A Águas Cuiabá, concessionária de água e esgoto na Capital, deve realizar um diagnóstico para confirmar a adequação feita.

Ao , o promotor citou como irregulares a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), onde também funciona a praça de alimentação ao lado da Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat), a Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
 
Esgoto de 2 secretaria ainda é despejado dentro do Parque das Águas, de acordo com o Ministério Público de MT

A Seplag e a Secitec precisam se conectar à rede pública e ainda não cumpriram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público, Governo, Prefeitura de Cuiabá e concessionária Águas Cuiabá em maio do ano passado.

O que os órgãos poluidores têm que fazer, de acordo com o TAC, é interligar o sistema de esgoto deles à rede pública da cidade.

Segundo a concessionária Águas Cuiabá, o Centro Político já possuía uma rede que foi instalada pela extinta Sanecap. Mas, mesmo assim, os imóveis despejavam o esgoto na lagoa do Parque das Águas.

Em 2017, centenas de peixes morreram devido ao baixo oxigênio encontrado na água. Uma força-tarefa entre a antiga CAB Cuiabá e a Prefeitura revelou que o esgoto dos imóveis do Centro Político era despejado na lagoa. Além da morte dos animais, os dejetos jogados provocam odor insuportável na região – o que poderia afastar visitantes e turistas no recém-inaugurado parque, no final de 2016.

Um ano após, em uma medida tida como drástica, o secretário municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, chegou a concretar uma saída de esgoto que caía na lagoa. Dias depois, o Ministério Público chamou a Prefeitura de Cuiabá, o Governo e a Águas Cuiabá para firmar um acordo e chegar numa solução.

Esgoto flagrado no Parque das Águas e depois de tempos, irritado, o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, manda fechar o cano

Na ocasião, o governo tinha um prazo de seis para interligar todas as suas edificações na rede pública de esgoto. Além disso, o Estado também ficou responsável por fazer o levantamento das irregularidades.

Apesar de cuidar da água e esgoto em Cuiabá, não foi a Águas Cuiabá que adequou o esgoto dos imóveis no Centro Político.

Num primeiro momento, o TAC somente previa a instalação de caixas onde seria despejado o esgoto que iria, provisoriamente, para uma estação. Depois dessa fase, o trabalho da empresa foi apenas de diagnóstico.

“A participação da concessionária se limitou a fazer um diagnóstico do local. Entregar para o Ministério Público e Município para fazer as ações de fiscalização com a notificação de órgãos que estejam em situação irregular”, explica o gerente jurídico da concessionária, Allan Machado.

O TAC se encerrou no fim do ano passado. Em fevereiro, o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, pediu a Gerson a prorrogação por 180 dias. Mas o promotor não concedeu o pedido e preferiu realizar um novo encontro entre as partes.



Animais são afetados pelas condições ambientais do parque de Cuiabá

Gerson deve marcar uma nova reunião entre governo, Prefeitura e a concessionária para tratar sobre a prorrogação do TAC. "A ideia é resolver ainda este mês este problema", disse. O encontro deve ocorrer nos próximos dias.

No final do mês de janeiro deste ano, a Seplag chegou a divulgar uma lista atualizada dos imóveis que ainda permaneciam na irregularidade. De um total de 41 órgãos, 15 ainda não tinham feito as adequações.

Outro lado

A Seplag informou que já regularizou a situação do seu próprio imóvel e apenas um órgão se encontra irregular até o momento. “Mas as obras já estão bem evoluídas e com previsão de término para o final deste mês”, explica em nota enviada a esta redação. A pasta, entretanto, não informou qual imóvel ainda não fez a adequação do esgoto.

Para o governador Mauro Mendes, que idealizou e construiu o Parque das Águas quando era prefeito da Capital, essa regularização foi uma das prioridades do início de sua gestão. “Desde o início do governo pedimos aos órgãos envolvidos a máxima celeridade nesta obra”.

Mauro faz vídeo em obra de canalização do esgoto na Seplag

Clique aqui e ouça esta matéria.


Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,185,Geral,5451,PAPO DE ESQUINA,6,POLICIA,166,Regional,2478,Rosário Oeste,2081,Variedades,3181,Videos,1105,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: MPE diz que 2 secretarias jogam esgoto na lagoa; governo finaliza obra neste mês
MPE diz que 2 secretarias jogam esgoto na lagoa; governo finaliza obra neste mês
https://2.bp.blogspot.com/-slzrZW2MPDI/XIztai2f2oI/AAAAAAACEjk/Gxv2eEBjQJcoPjBxc2ZrCp2UZ-5ErsthgCLcBGAs/s1600/9b70e3ea9cfc3955dd72f300e4241b3c.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-slzrZW2MPDI/XIztai2f2oI/AAAAAAACEjk/Gxv2eEBjQJcoPjBxc2ZrCp2UZ-5ErsthgCLcBGAs/s72-c/9b70e3ea9cfc3955dd72f300e4241b3c.jpg
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2019/03/mpe-diz-que-2-secretarias-jogam-esgoto.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/03/mpe-diz-que-2-secretarias-jogam-esgoto.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy