Descubra como os esteroides funcionam e por que eles devem ser evitados

Megacurioso Todo mundo já ouviu falar a respeito de pessoas que se deram muito mal por conta do abuso de esteroides, não é mesmo? M...


Megacurioso

Todo mundo já ouviu falar a respeito de pessoas que se deram muito mal por conta do abuso de esteroides, não é mesmo? Mas, além de saber que essas substâncias são usadas por aqueles que desejam ganhar muita massa muscular mais rapidamente, o que mais você sabe sobre essas drogas?

De acordo com informações do CEBRID — Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas —, os esteroides androgênicos anabolizantes são substâncias sintéticas produzidas para substituir a testosterona, ou seja, o hormônio masculino envolvido no surgimento de características como a barba, a voz mais grossa e a agressividade em meninos, por exemplo.

Além disso, os esteroides auxiliam no aumento da musculatura, na perda de gordura e melhora do desempenho físico. Originalmente, essas drogas foram desenvolvidas para serem empregadas em pacientes que não produzem a testosterona em quantidades suficientes. Contudo, devido aos seus efeitos sobre o corpo, muita gente passou a usar e a abusar dos esteroides com o intuito de conquistar o físico perfeito — o que pode ser muito perigoso.

Como funciona?


Com o objetivo de sanar as dúvidas mais comuns e revelar quais são os efeitos dos esteroides sobre o nosso organismo, Kiona Smith-Strickland, do portal Gizmodo, publicou um interessante artigo sobre essas substâncias. Segundo ela explicou, quando alguém toma esteroides — seja na forma de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares —, o organismo converte essas drogas em moléculas que são absorvidas pelas células.

Uma vez no interior das células, as moléculas dos esteroides se ligam aos receptores androgênicos, estimulando essas estruturas. Dependendo do tipo de célula, a estimulação dos receptores pode alterar o funcionamento de alguns genes, especialmente daqueles envolvidos nas mudanças corporais que acontecem com os meninos durante a puberdade, fazendo com que eles produzam proteínas.

De acordo com Thomas D. Fahey da Universidade Estadual da Califórnia, os esteroides também afetam o ritmo de ativação de sistemas enzimáticos envolvidos no metabolismo proteico, melhorando, dessa forma, o processo de síntese de proteínas e inibindo, na sequência, sua degradação.

Anabolismo e catabolismo


De acordo com Kiona, os esteroides afetam o metabolismo de duas maneiras, e ambas resultam no aumento da musculatura. Assim, depois de os receptores androgênicos se tornarem ativos, algumas células passam a produzir mais proteínas — que são empregadas na síntese de mais células.

Esse processo faz parte do ciclo metabólico e é conhecido como anabolismo. Ele corresponde à fase em que pequenas moléculas dão origem a moléculas mais complexas e durante a qual a energia é armazenada e o organismo constrói o tecido muscular. Além disso, nessa etapa, as células que compõem os músculos estriados — ou esqueléticos — começam a aumentar de tamanho e a se replicar. Como resultado, o corpo vai ganhando mais força física e destreza.


Aliás, se você prestar atenção ao nome do processo “anabolismo”, vai descobrir o motivo de os esteroides se chamarem “anabolizantes”. Mas, voltando ao assunto... Acontece que nem todos receptores intracelulares reagem da mesma maneira à ação dos esteroides, e alguns acabam inibindo a ação dos hormônios glicocorticoides, fazendo com que o processo de degradação de moléculas mais complexas para obtenção de energia seja mais curto.

Essa etapa do ciclo metabólico se chama catabolismo, e, ao tornar essa fase mais breve, os esteroides fazem com que o processo de recuperação entre os treinos seja mais rápido, além de aumentar a resistência física. E esse é o motivo de muitas pessoas que desejam ficar “saradas” apelarem para o uso dessas substâncias.

Problemas


Além dos efeitos descritos acima, quando usados sem o acompanhamento médico, os esteroides podem trazer uma série de problemas. A ativação dos receptores androgênicos provoca a estimulação das glândulas sebáceas que, por sua vez, passam a secretar mais oleosidade — o que pode levar ao surgimento de acne. Além disso, outro efeito comum é a perda de cabelo.

Mas ter a pele cheia de espinhas ou ficar careca deveria ser a menor das preocupações de quem abusa dos esteroides. Segundo o site WebMD, nos homens, essas substâncias podem diminuir a contagem de esperma, resultar no surgimento de mamas e provocar atrofia testicular, assim como aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de próstata.


Já nas mulheres — sim... elas também andam abusando dos esteroides! —, os efeitos incluem o aumento de pelos no corpo, diminuição do tamanho das mamas, mudança na voz, perda dramática de cabelo, aumento do tamanho do clitóris e pele menos macia.

Para ambos os sexos, o abuso de esteroides também pode causar danos renais e hepáticos, bem como afetar os níveis de colesterol. E como essas substâncias agem sobre as células cardíacas, elas podem provocar o surgimento da hipertensão crônica e o aumento do tamanho do coração, assim como elevar o risco de ataques cardíacos e derrames.

Como se fosse pouco, os esteroides ainda podem causar dependência e afetar o funcionamento cerebral, levando a fortes oscilações de humor — tornando os usuários irritados, violentos — e até levar à depressão. Portanto, já sabe, né? Se você quiser desfilar por aí com um corpão todo musculoso e sarado, não vale querer encurtar o processo abusando das bombas!
Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,191,Geral,5879,PAPO DE ESQUINA,6,Regional,2564,Rosário Oeste,2137,Variedades,3287,Videos,1157,
ltr
item
Biorosario: Descubra como os esteroides funcionam e por que eles devem ser evitados
Descubra como os esteroides funcionam e por que eles devem ser evitados
https://3.bp.blogspot.com/-clwUUA2K6xk/XKq8C1zgyJI/AAAAAAACGCE/CJ8tM1NDdjg4rkh90h2s8Fi1KIXh66dDwCLcBGAs/s1600/fisiculturismo-700x350.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-clwUUA2K6xk/XKq8C1zgyJI/AAAAAAACGCE/CJ8tM1NDdjg4rkh90h2s8Fi1KIXh66dDwCLcBGAs/s72-c/fisiculturismo-700x350.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/04/descubra-como-os-esteroides-funcionam-e.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/04/descubra-como-os-esteroides-funcionam-e.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy