Horário de verão pode acabar em 2019; saiba como funciona a mudança automática

Olhar Digital O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira, 5, em entrevista a jornalistas, que pode decidir acabar com o...


Olhar Digital

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira, 5, em entrevista a jornalistas, que pode decidir acabar com o horário de verão. "Não teremos horários de verão este ano, está quase certo", disse o presidente da República, segundo o G1, apontando a sugestão do deputado João Campos (PRB-GO) e recomendação do Ministério de Minas e Energia.

O sistema começou a ser adotado pelo Brasil em 1931, quando parte dos estados do país passou a adiantar o relógio em uma hora, geralmente entre outubro e fevereiro, como uma maneira de economizar energia elétrica. Foi abandonado algumas vezes e recuperado depois, tornando-se anual e seguindo sempre uma mesma regra desde 2008.

No entanto, e efetividade dessa estratégia vem sendo contestada. Em 2018, o então presidente Michel Temer cogitou acabar com o horário de verão. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia disse que a economia de energia no período caiu de R$ 405 milhões para R$ 159 milhões. Tudo graças ao avanço da tecnologia e à mudança de hábito dos brasileiros, que vêm tornando a economia menor a cada ano.

Em 2018, a mudança de horário causou uma série de confusões. No dia 15 de outubro, diversos brasileiros acordaram antes da hora e perderam uma hora de sono à toa. Menos de uma semana depois, no dia 21 de outubro, aconteceu de novo, mas a ocorrência deixou ainda mais vítimas e gerou um caos ainda maior. Tudo isso aconteceu graças a uma falsa atualização para o horário de verão.

Neste artigo, vamos explicar para você tudo sobre o funcionamento do horário brasileiro de verão e como os equipamentos eletrônicos que usamos no dia a dia se adequam a ele.

O que é e como funciona o Horário de Verão?

O Horário de Verão é definido pelo decreto n° 6558, publicado pela Casa Civil da Presidência da República Brasileira em 8 de setembro de 2008. O decreto define as regras para a aplicação do Horário de Verão todos os anos no Brasil, incluindo a duração e os estados que fazem parte.

Diz o texto do decreto que o horário de verão começa "a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano" e vai até a "zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal".

Especificamente em 2017, a data de início e término do horário de verão foi alterada por um decreto do ex-presidente Michel Temer.

Quais estados têm horário de verão?

Segundo o decreto n° 6558 de 8 de setembro de 2008, fazem parte do esquema do horário de verão os seguintes estados

Rio Grande do Sul;
Santa Catarina;
Paraná;
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Espírito Santo;
Minas Gerais;
Goiás;
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Distrito Federal.

Como é feita a atualização automática do horário de verão

Todo smartphone, seja Android ou iOS, oferece configurações para o ajuste de data e hora do sistema operacional. Você pode definir o horário manualmente ou pode deixar as escolhas de data e hora e a de fuso horário automáticas.

Se você opta pela data e hora automática, a informação vem da sua operadora. Se você escolhe pelo fuso horário automático, a informação vem de uma aplicação inserida no sistema operacional pela fabricante do celular, como Samsung, Motorola, LG ou Apple, por exemplo.


No caso do iOS, essa aplicação é de responsabilidade da Apple. No caso do Android, as "sementes" deste software são plantadas juntamente com o código-fonte básico do sistema operacional fornecido pelo Google, mas compete à fabricante desenhar a função que vai aparecer na versão final do celular.

Ou seja, a responsabilidade pela hora que aparece no seu celular é, em parte, da operadora, e em parte da fabricante do aparelho.

Para definir o horário do dispositivo, tanto o Android quanto o iOS utilizam um banco de dados fornecido pelo IANA (Internet Assigned Numbers Authority), uma organização que faz parte da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês). O banco de dados em questão é o tzdatabase.

O tzdatabase é uma compilação de dados de código aberto usado pela maioria dos sistemas informatizados, incluindo o Android, o iOS e o Windows. Os dados de fuso horário que se encontram ali são fornecidos por governos e voluntários. Alterações como a do Horário de Verão devem ser fornecidas por e-mail ao IANA com pelo menos um ano de antecedência.

"Com menos de um ano de antecedência, há uma boa chance de que alguns relógios baseados em computador operem incorretamente após a alteração, devido a atrasos na propagação de atualizações de software e dados", diz o IANA no seu site oficial. "Quanto menor o tempo de aviso, maior a probabilidade de que problemas com relógios apareçam".

Nós procuramos o ICANN, responsável pelo IANA, e perguntamos se uma alteração incorreta nos dados do tzdatabse podem ter causado o problema registrado em 2018, quando diversos smartphones foram atualizados antes da hora. "Uma resposta curta seria sim", disse o órgão, por meio da sua assessoria de imprensa. Leia a resposta na íntegra:

"Tipicamente, [as alterações] vêm do banco de dados do fuso horário da IANA. Normalmente, esses tipos de problemas ocorrem porque os fornecedores de software não estão atualizados com a versão mais recente [do tzdatabase] ou porque os governos mudaram as regras de fuso horário com pouca antecedência."
Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,191,Geral,5579,PAPO DE ESQUINA,6,POLICIA,282,Regional,2559,Rosário Oeste,2132,Variedades,3281,Videos,1152,
ltr
item
Biorosario: Horário de verão pode acabar em 2019; saiba como funciona a mudança automática
Horário de verão pode acabar em 2019; saiba como funciona a mudança automática
https://1.bp.blogspot.com/-d86NvHQw26E/XKfHzUHQACI/AAAAAAACFpQ/C5TC2jgoDiALsFFd4d6zTObLYEt2cMxzQCLcBGAs/s1600/20190405055654_1200_675.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-d86NvHQw26E/XKfHzUHQACI/AAAAAAACFpQ/C5TC2jgoDiALsFFd4d6zTObLYEt2cMxzQCLcBGAs/s72-c/20190405055654_1200_675.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/04/horario-de-verao-pode-acabar-em-2019.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/04/horario-de-verao-pode-acabar-em-2019.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy