Promotor de Diamantino convoca debate sobre impactos dos agrotóxicos em Alto Paraguai

Ideal MT Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente de Mato Grosso foi tema de uma audiência pública realizada na tard...


Ideal MT

Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente de Mato Grosso foi tema de uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (04), na Assembleia Legislativa. Foram apresentados dados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde apontam que Mato Grosso é o maior comprador de agrotóxicos do país e desponta no consumo de herbicidas, especialmente, o glifosato (herbicida sistêmico de amplo espectro e dessecante de culturas).

“Dos vários impactos da cadeia produtiva do agronegócio, os de maior relevância para a saúde e ambiente são as poluições e intoxicações agudas e crônicas relacionadas aos produtos. A audiência proporcionou ouvir várias partes interessadas em melhorar esse choque entre população e meio ambiente”, destacou o autor da audiência pública, deputado Lúdio Cabral (PT), esclarecendo também que a intenção do debate é tratar alternativas para elaborar projetos de lei relacionados ao tema.

O evento, dividido em palestras e debates, teve como primeiro palestrante o professor da UFMT, Vanderlei Pignati, que fez uma explanação de como estão os principais municípios produtores de grãos no estado no quesito de pessoa/litros de agrotóxicos consumidos.

“Muitos agrotóxicos utilizados no Brasil são proibidos na Europa. Falta fiscalização mais eficiente para diminuir ou controlar o uso desses inseticidas”, destacou Pignati. O professor apresentou números considerados alarmantes; no país, 504 tipos de agrotóxicos são liberados para uso. Desses, 30% são proibidos na União Europeia, onde é permitido usar até 2 quilos de glifosato por hectare. Já a média brasileira fica entre 5 kg e 9 kg. Entre 2009 e 2014, o consumo subiu 64%, passando de 118 mil toneladas para 194 mil.

“Em Mato Grosso, foram 191.439 toneladas entre 2012 e 2014, o correspondente a média anual de 12,23 a 16,69 quilos por hectare. Isso é preciso mudar”, afirmou Pignati.

O Brasil completou em 2018 seu décimo ano na liderança do ranking de maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Todos os anos, são consumidos 7,3 litros de veneno para cada um dos habitantes do País, volume que em 2017 resultou em 11 registros de intoxicação por exposição a agrotóxicos, por dia.

Na avaliação do procurador, em um país com grandes fronteiras agrícolas, o uso em larga escala deste tipo de produto é preocupante.

“Em Mato Grosso existem pesquisas da UFMT que apontam resíduos de agrotóxicos em urina e sangue de alguns trabalhadores no Vale do Juruena. Temos que trabalhar com conciliação de interesses, mas a saúde humana não pode ser deixada de lado”, disse ele.

Outro fator que impressiona o promotor de justiça de Diamantino, Daniel Balan Zappia, está relacionado em números de consumo/ano de veneno por pessoa que é de 64,2 litros de veneno anualmente. “Ingerimos diversos agrotóxicos diariamente e durante a vida inteira”, explicou o promotor.

Clique aqui e ouça esta matéria.


Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,182,Geral,5245,PAPO DE ESQUINA,6,POLICIA,42,Regional,2392,Rosário Oeste,2029,Variedades,3096,Videos,1049,
ltr
item
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região: Promotor de Diamantino convoca debate sobre impactos dos agrotóxicos em Alto Paraguai
Promotor de Diamantino convoca debate sobre impactos dos agrotóxicos em Alto Paraguai
https://3.bp.blogspot.com/-qPm5OrqMnp8/XKfwFbFY20I/AAAAAAACFsM/aj7Xb3kVcd4vW08j8Uwd4UFUp4UZQ_2PgCLcBGAs/s1600/maxresdefault-700x394.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-qPm5OrqMnp8/XKfwFbFY20I/AAAAAAACFsM/aj7Xb3kVcd4vW08j8Uwd4UFUp4UZQ_2PgCLcBGAs/s72-c/maxresdefault-700x394.jpg
Biorosario - Notícias de Rosário Oeste e região
https://www.biorosario.com.br/2019/04/promotor-de-diamantino-convoca-debate.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/04/promotor-de-diamantino-convoca-debate.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy