Uso de senhas pode estar com os dias contados. Você está preparado?

Fonte: Olhar Digital Senha do e-mail, senha do Facebook, senha do cartão de débito... São muitos os códigos que usamos diariamente ...


Fonte: Olhar Digital

Senha do e-mail, senha do Facebook, senha do cartão de débito... São muitos os códigos que usamos diariamente para as mais prosaicas atividades. E quando eles são extraviados — ou expostos em situações de desleixo com a privacidade alheia, como os inúmeros casos recentes envolvendo o Facebook —, isso pode se tornar um grande inconveniente.

As senhas são, ainda, o principal sistema usado para manter dados digitais seguros. O grande problema é que a maioria das pessoas usa e reusa sempre as mesmas senhas fáceis de adivinhar. Em ataques do tipo phishing, quando um criminoso virtual consegue convencê-las de que seu site falso é legítimo (o que é uma tarefa relativamente simples), é bem fácil obter esses códigos e, então, ter acesso a contas de todo tipo.

Uma das alternativas mais promissoras é o padrão Fast Identity Online (FIDO). O FIDO, que foi aprovado pela World Wide Web Consortium (W3C) em março, engloba uma série de tecnologias de autenticação, que, em geral, eram associadas a dispositivos USB ou dongles bluetooth. Em novembro de 2018, a Microsoft ativou o FIDO no Windows Hello e, há pouco mais de dois meses, o Google passou a usar a opção em dispositivos com leitor de impressão digital e Android a partir da versão 7.0.

Assim, os smartphones com o sistema podem funcionar como uma chave de segurança. Eles liberam o usuário de decorar códigos e esse pode ser o primeiro passo para vivermos em um mundo sem senhas — e sem seus inconvenientes e suas vulnerabilidades. O melhor de tudo isso? Não é possível interceptar essa informação.

A ideia é que o FIDO substitua completamente as senhas no futuro. Então, por exemplo, se você está já conectado ao celular, todos os demais dispositivos conectados a esse ecossistema podem receber essa informação e usá-la para autenticá-lo — pode ser seu computador, seu carro e até a fechadura biométrica da porta da sua casa.

Já há aplicativos que fazem a autenticação do usuário por biometria. É o caso, por exemplo, da AME, uma conta digital adotada pela B2W. Sempre que o cliente de uma de suas lojas (Americanas, Submarino e Shoptime) escolhe pagar com ela, se o celular tiver leitor de impressão digital, o app pede que ele coloque o dedo no sensor e, automaticamente, permite sua entrada no sistema para concluir o processo. É bastante eficiente!

Trocas de senha podem ser inúteis

Mesmo assim, é provável que as senhas convivam com o FIDO por algum tempo. Isso porque são os hábitos dos usuários que vão efetivamente torná-lo padrão — e isso deve acontecer naturalmente, quando as senhas se tornarem menos interessantes, menos viáveis e menos eficientes.

E isso, de certa forma, já vem acontecendo. É provável que, no ambiente corporativo, você já tenha tido de trocar sua senha algumas vezes. Recentemente, entretanto, a própria Microsoft admitiu que isso é uma grande bobagem — afinal, ao ter de criar uma senha nova, é comum que as pessoas apenas acrescentem um caractere à antiga.

Então, de nada adianta todo o processo de refação do código. Em vez disso, é preciso aplicar outras metodologias para garantir que os sistemas empresariais sejam mantidos em segurança. Claro que senhas fracas ou sequenciais, por exemplo, não são a melhor opção, mas a troca periódica entra na mesma categoria.

Quem usa a mesma senha para diferentes sistemas e situações vai ficar contente com essa migração. E você, como tem lidado com isso? É da turma que espera ansiosamente pelo fim das senhas (e dos inúmeros pedidos para atualizá-la) ou da que só confia mesmo nos código secretos e invioláveis que cria?
Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,207,Geral,6076,PAPO DE ESQUINA,6,Regional,2621,Rosário Oeste,2187,Variedades,3367,Videos,1200,
ltr
item
Biorosario: Uso de senhas pode estar com os dias contados. Você está preparado?
Uso de senhas pode estar com os dias contados. Você está preparado?
https://2.bp.blogspot.com/-0KUWJ-Kt5Rc/XMUK7Vgb3pI/AAAAAAACHAU/x81IsK8gC6c674wO7XcvGXDAkJomRY3SQCLcBGAs/s1600/20190306032628_1200_675.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-0KUWJ-Kt5Rc/XMUK7Vgb3pI/AAAAAAACHAU/x81IsK8gC6c674wO7XcvGXDAkJomRY3SQCLcBGAs/s72-c/20190306032628_1200_675.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/04/uso-de-senhas-pode-estar-com-os-dias.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/04/uso-de-senhas-pode-estar-com-os-dias.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy