Propaganda

TAPIRAPÉS: Indígenas 'prendem' homem em corte ilegal de madeira em reserva

Indígenas 'prendem' homem em corte ilegal de madeira em reserva
CurcuitoMT

Indígenas Tapirapé “prenderam” um homem flagrado com motosserra, cortando árvores na terra indígena (TI) Urubu Branco em Confresa (1.160 km de Cuiabá). Conforme a Funai (Fundação Nacional do Índio), o homem, que não teve identidade revelada, foi imobilizado e levado para a delegacia do município na noite de quinta-feira (9). Informações são do site G1 Mato Grosso. 

Ainda conforme a fundação, os indígenas disseram ter ouvido o ruído do motosserra na região de serra ao norte da reserva e decidiram averiguar o local e encontraram o homem o motor de corte. Ele foi levado após de cerca de 36 horas sob o poder dos indígenas. 

A Funai informou que o homem é funcionário de um madeireiro em Confresa, apontado como um dos maiores desmatadores. A polícia informou que o madeireiro está na lista de procurados por crimes ambientais. 

Os indígenas que detiveram o rapaz tinham condicionado a entrega à Polícia Federal do suspeito à Polícia Federal, mas foram convencidos pelo delegado de plantão a apresentá-lo à Polícia Civil. Ele foi autuado em flagrante por desmate de área proibida. 

Há pouco mais de dez dias, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambienta e Recursos Renováveis) prendeu 12 pessoas por extração ilegal de madeira, na mesma área em que ocorreu o caso de anteontem. As prisões ocorreram em operação deflagrada em conjunto com a Funai. Acampamento foi destruído e equipamentos de corte apreendidos.