Cientistas desenvolvem espuma à prova de bala

O material, que é composto de metal e ar, aguenta desde balas de calibre .50 até explosões Uma equipe de pesquisadores da Universidad...

espuma de metal composto (CMF)
O material, que é composto de metal e ar, aguenta desde balas de calibre .50 até explosões

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) conseguiu desenvolver um material extremamente leve, mas capaz de parar balas de calibre .50 — que são usadas em metralhadoras pesadas e rifles de precisão. O material, chamado de espuma de metal composto (CMF), pesa 50% menos do que uma blindagem ou invólucro de aço convencional.

Segundo Afsaneh Rabiei, engenheiro e cientista de materiais da NCSU, o reforço CMF tinha menos da metade do peso daqueles feitos de aço laminado homogêneo, necessário para atingir o mesmo nível de proteção. "Em outras palavras, conseguimos uma economia significativa de peso, que beneficia o desempenho e a eficiência de combustível do veículo, sem sacrificar sua proteção."


Rabiei explica que a espuma é composta por esferas de metal oco — um material em que eles trabalham há 15 anos. O CMF, que é fabricado a partir de processos patenteados, é feito de metais como alumínio e aço, preenchidos com bolsas ocas de ar, como outros tipos de espuma.

O elemento obtido significa, de acordo com a equipe, que a invenção protege contra balas de tamanho médio, alguns tipos de explosões, bem como fogo, calor e variações de raios e radiação. Os testes foram feitos com balas calibre .50 (12,7 x 99 mm) disparadas a velocidades de 500m por segundo a 885m por segundo.

O resultado? A espuma serviu como núcleo ativo no material, que é coberto por uma placa frontal de cerâmica e uma placa traseira de alumínio. Assim, ela pôde absorver de 72 a 75% da energia cinética das balas e de 68 a 78% dos projéteis que perfuraram a armadura — o que demonstra que [e capaz de impedir a entrada de projéteis a altas velocidades.

Fonte: Olhar Digital
Nome

Destaque,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,190,Geral,5570,PAPO DE ESQUINA,6,POLICIA,273,Regional,2553,Rosário Oeste,2125,Variedades,3273,Videos,1146,
ltr
item
Biorosario: Cientistas desenvolvem espuma à prova de bala
Cientistas desenvolvem espuma à prova de bala
https://olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2019/06/r16x9/20190606020945_1200_675.jpg
https://i.ytimg.com/vi/AKx7QV5bukw/default.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/06/cientistas-desenvolvem-espuma-prova-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/06/cientistas-desenvolvem-espuma-prova-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy