Indicação de Selma para Conselho de Ética é questionada

Gazeta Digital Três mulheres ingressaram com um requerimento junto a presidência do Senado para suspender a indicação da senadora Sel...

Gazeta Digital

Três mulheres ingressaram com um requerimento junto a presidência do Senado para suspender a indicação da senadora Selma Arruda (PSL) para compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.

A sociológa Giselle Agnelli e as publicitárias Roseli Machado e Regina Aparecida de Souza, alegam que a senadora por Mato Grosso foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), por prática de Caixa 2 e abuso de poder econômico durante o processo eleitoral. 

Para elas, a indicação de Selma Arruda violaria o parágrafo terceiro do artigo 23 do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que diz que para que o parlamentar seja indicado para o conselho, terá que não ter "quaisquer registros, nos arquivos e anais do Senado, referentes à prática de quaisquer atos ou irregularidades capitulados nos arts. 8º e 11, independentemente da legislatura ou sessão legislativaem que tenha ocorrido".

"(...) e se a senadora foi condenada por órgão colegiado da Justiça Eleitoral justamente pela prática de conduta vedada pelo artigo 4º, III, do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, é flagrante a ilegalidade da sua indicação", diz trecho do requerimento que o GD teve acesso.

As 3 ainda diz que o pedido não se refere a um pedido de afastamento de Selma Arruda, ainda que a sua cassação já seria motivo para uma representação no próprio Conselho de Ética. "Todavia, impõe-se a imediata suspensãoda indicação da Senadora para compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar", afirmam.

O pedido foi protocolado no último dia 3 de julho na mesa diretora do Senado em Brasília. Apesar disso, a assessoria de imprensa do Senado, não confirmam a indicação de Selma Arruda para o Conselho de Ética. Nos bastidores, a informação diz que a indicação partiu do PSL, partido do presidente Jair Bolsonar (PSL)

Selma Arruda foi cassada por 7 votos a zero no dia 10 de abril por prática de caixa e e abuso de poder econômico, além de propaganda extemporânea durante a pré-campanha ao contratar com uma empresa de publicidade com valores acima de sua capacidade financeira. 

Para o Ministério Público Federal, as apurações e a quebra de sigilo bancário da senadora e seus suplentes comprovariam que a ex-juíza contraiu despesas de natureza tipicamente eleitoral de, no mínimo, R$ 1,2 milhão, “as quais foram quitadas com recursos de origem clandestina que não tiveram regular trânsito pela conta bancária oficial”, diz trecho do relatório.

Em sua defesa, Selma Arruda diz que os recursos utilizados seriam de um empréstimo de R$ 1,5 milhão que teria feito junto ao seu suplente, Gilberto Possamai (PSL), que teria depositado em sua conta pessoal ainda em abril de 2018, e, portanto, não seria doação de campanha nem caixa dois.
Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,224,Geral,6782,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2873,Rosário Oeste,2336,Variedades,3710,Videos,1410,
ltr
item
Biorosario: Indicação de Selma para Conselho de Ética é questionada
Indicação de Selma para Conselho de Ética é questionada
http://www.nortaonoticias.com.br/noticias/noticia_5d2622a82c33f.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/07/indicacao-de-selma-para-conselho-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/07/indicacao-de-selma-para-conselho-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy