Médico quer restaurar visão com olhos biônicos que agem com o cérebro

Olhar Digital Ele pretende reformular códigos e softwares para agirem a partir de interfaces cérebro-computador Falar em visão bi...

Olho bionico
Olhar Digital

Ele pretende reformular códigos e softwares para agirem a partir de interfaces cérebro-computador

Falar em visão biônica pode até soar como ficção científica, mas o médico Michael Beyeler prova que ela pode ser real. Ele trabalha em um pós-doutorado na Universidade de Washington e espera conseguir ser capaz de restaurar a visão de cegos.

Beyeler não esconde seu profundo fascínio pelo cérebro. “O cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de células nervosas — os neurônios — e trilhões de conexões entre elas. Eles são organizados em diferentes áreas do cérebro e fazem tarefas específicas. Podem, por exemplo, processar informações visuais ou auditivas, tomar decisões ou ir de A a B.”

Por isso, o olho biônico é um de seus interesses: trata-se de um implante de retina, colocado na parte de trás do olho para restaurar o senso de visão em pessoas com perda profunda em razão de condições degenerativas. Uma câmera externa captura cenas e as envia para o implante.

O médico explica que isso é possível a partir de interfaces cérebro-computador, que podem ser usadas tanto para tratar desordens neurológicas e mentais quanto para compreender a função cerebral. “Agora os engenheiros desenvolveram maneiras de manipular os circuitos neurais com correntes elétricas, luz, ultrassom e campos magnéticos”, afirma Beyeler.

Atualmente, já existem modelos de prótese visual, como o Argus II, desenvolvido pela Second Sight, que faz essa função e já tem mais de 300 usuários. O médico afirma que os casos mais comuns são de pessoas que perderam a visão em razão de doenças degenerativas da retina, como a retinite pigmentosa e a degeneração macular. Beyeler não desenvolve nenhum implante, mas tem a colaboração de diferentes fabricantes e faz pequenas modificações para testar “teorias malucas”.

Por enquanto, ele criou o pulse2percept, um projeto de código aberto cujo objetivo é prever o que o paciente deve ver. “No futuro, meu objetivo é adaptar o software a outros dispositivos assim que eles estiverem disponíveis.” Ele afirma que ninguém realmente se concentra em novos métodos e algoritmos para melhorar a forma como esses dispositivos interagem com o sistema visual humano. Ele quer, então, se dirigir para esse caminho.

Via: PCMag
Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,224,Geral,6782,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2873,Rosário Oeste,2336,Variedades,3710,Videos,1410,
ltr
item
Biorosario: Médico quer restaurar visão com olhos biônicos que agem com o cérebro
Médico quer restaurar visão com olhos biônicos que agem com o cérebro
https://olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2019/07/r16x9/20190711125919_1200_675_-_olho_bionico.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/07/medico-quer-restaurar-visao-com-olhos.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/07/medico-quer-restaurar-visao-com-olhos.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy