Clientes pré-pagos terão de enviar selfie e documentos para operadoras

O recadastramento de linhas começou nesta semana, mas ele é apenas o início do processo que busca combater as fraudes cadastrais nas linh...

Roubo de dados
O recadastramento de linhas começou nesta semana, mas ele é apenas o início do processo que busca combater as fraudes cadastrais nas linhas desse sistema

Começou nesta semana o recadastramento de clientes que usam celular pré-pago em todo o país. A ideia é convocar os usuários que têm pendências para que eles as resolvam e, assim, evitem ter suas linhas bloqueadas.

O processo, entretanto, deve ir mais longe. As operadoras de telecomunicações querem exigir que quem ativar novas linhas pré-pagas instale um aplicativo para enviar informações cadastrais.

Dados como RG, CPF e comprovante de residência devem continuar a ser exigidos — com a diferença de que os documentos terão de ser digitalizados e enviados pela ferramenta. Além disso, os clientes deverão mandar uma foto de rosto, no estilo selfie. A previsão é de que a exigência comece no segundo semestre de 2020.

O app usado na operação será um só para todas as operadoras, mas elas garantem que as bases de dados não serão compartilhadas. O aplicativo, que já está em desenvolvimento, deve ser testado no início de 2020.

Todo esse movimento tem um objetivo: ajudar a combater as fraudes cadastrais das linhas pré-pagas. Paralelamente, as empresas estudam se exigirão o procedimento também para novos clientes do sistema pós-pago.

Quando os celulares pré-pagos chegaram ao país, os usuários não precisavam se cadastrar: bastava comprar um chip para ter uma linha habilitada. Com isso, houve muito espaço para a aplicação de golpes.

Em 2003, uma lei passou a exigir que as operadoras registrem e mantenham atualizados os dados cadastrais desses clientes. Como a cultura anterior já está institucionalizada, o cadastro nunca chegou a ser totalmente consistente.

Para identificar quais são os clientes com dados incoerentes, as bases de dados das linhas pré-pagas foram comparadas com as da Receita Federal do Brasil (RFB). Nesse processo, observou-se que 1% desses consumidores (cerca de 1,2 milhão de linhas) têm de atualizar as informações.

Fonte: Olhar Digital

Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,1,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,224,Geral,6770,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2864,Rosário Oeste,2333,Variedades,3702,Videos,1406,
ltr
item
Biorosario: Clientes pré-pagos terão de enviar selfie e documentos para operadoras
Clientes pré-pagos terão de enviar selfie e documentos para operadoras
https://img.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2019/02/r16x9/20190218113758_1200_675_-_roubo_de_dados.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/09/clientes-pre-pagos-terao-de-enviar.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/09/clientes-pre-pagos-terao-de-enviar.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy