Comissão Especial estuda a atualização da Constituição de Mato Grosso

Midia News A Assembleia Legislativa instalou uma Comissão Especial para discutir as possíveis atualizações do texto constitucional es...

Midia News

A Assembleia Legislativa instalou uma Comissão Especial para discutir as possíveis atualizações do texto constitucional estadual com a federal. A Constituição de Mato Grosso tem hoje 84 emendas. Criada em junho de 2019, sob a presidência do deputado Max Russi (PSB), a comissão tem o prazo de 180 dias para concluir o trabalho de revisão da Constituição, que foi promulgada em 1989.

“Quando a gente tenta fazer essa revisão, essa melhora, esse aperfeiçoamento, é para modernizar um trabalho feito há 30 anos, trazendo para os dias de hoje os anseios atuais da população. Vamos trabalhar para que a Constituição estadual seja de fácil entendimento e que a população saiba quais são os direitos e deveres para com o estado de Mato Grosso”, afirma Russi.

Para dinamizar os trabalhos, a comissão foi dividida em cinco subgrupos. O deputado Ulysses Moraes (DC) ficou responsável pelas análises e propostas de atualização do título "Princípios Constitucionais Fundamentais" e também o "Dos Direitos, Garantias e Deveres Individuais e Sociais".

Na comissão, o deputado Sebastião Rezende (PSC) ficou com a frente que define as normas para o estado. Ele ficou também com a relatoria da Administração Pública e Poder Executivo Estadual. Também nessa frente, o deputado Max Russi atuará nos segmentos do Poder Legislativo Estadual e da Administração da Justiça.

Outro deputado que participa da comissão é Thiago Silva (MDB). Ele ficou responsável pela análise dos artigos que se referem aos municípios mato-grossenses. Já o deputado Valdir Barranco (PT) é responsável pela Frente do Desenvolvimento Econômico e Social, ligada aos temas Seguridade Social, Ação Cultural e Recursos Naturais.

A equipe técnica da Comissão Especial deve concluir as alterações ainda em 2019, antes do prazo pré-estipulado pela comissão - até o fim do primeiro semestre de 2020. Em 2007, a Assembleia Legislativa iniciou um trabalho similar. A Constituição é um ato normativo que precisa ter estabilidade.

O deputado Thiago Silva afirmou que advogados da sub-relatoria e procuradores da Assembleia Legislativa estão fazendo o trabalho prévio dos artigos que definem as competências dos municípios mato-grossenses e em breve será apresentado à Comissão Especial.

“É preciso fazer uma discussão mais aprofundada e, com isso, se faça as mudanças necessárias. Nesses últimos 30 anos, muitos ajustes foram feitos na Constituição federal, por isso a lei estadual precisa ser atualizada. Ela consta ainda de muitos pontos que divergem da Constituição federal. O objetivo é modernizá-la e que venha ao encontro dos anseios da população”, explicou o emedebista.

O parlamentar afirmou que a Comissão Especial deve finalizar os trabalhos de revisão e atualização da Constituição estadual até o final deste ano. Ele disse que as equipes técnicas das sub-relatorias estão fazendo a análise de cada artigo da Lei Magna estadual. “Nas próximas semanas, as cinco sub-relatorias devem se reunir para definir quais alterações serão feitas na Constituição”, disse Silva.

O deputado Sebastião Rezende, responsável por analisar e atualizar as normas para o Estado e para a administração pública e o Poder Executivo estadual, disse que cada sub-relatoria ficou com um determinado número de artigos da Constituição estadual para ser analisado e contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.

“Tenho um entendimento da importância da seccional da OAB-MT, especialmente da comissão de estudos constitucionais da seccional de Mato Grosso, que foi solícita e fez sugestões às reformas relativas aos artigos que ficaram sob minha responsabilidade. Agora, a sub-relatoria vai apresentá-la à Comissão Especial para apresentar uma minuta”, disse Rezende.

Os deputados titulares da atual Comissão Especial são: Max Russi (PSB), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC), Sebastião Rezende (PSC) e Valdir Barranco (PT). Já os suplentes são: Dr. Eugênio (PSB), Dr. João (MDB), Xuxu Dal Molin (PSC), Dr. Gimenez (PV) e Delegado Claudinei (PSL).
Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,224,Geral,6740,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2848,Rosário Oeste,2327,Variedades,3682,Videos,1397,
ltr
item
Biorosario: Comissão Especial estuda a atualização da Constituição de Mato Grosso
Comissão Especial estuda a atualização da Constituição de Mato Grosso
https://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2019/07/31/886x590/2463863887ebd370f4135162b63dc694.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/10/comissao-especial-estuda-atualizacao-da.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/10/comissao-especial-estuda-atualizacao-da.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy