Plantão

NOBRES: Palestra do Investe Turismo trata dos “Destinos Turísticos Inteligentes”

Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Acompanhada pelo prefeito Leocir Hanel, secretários municipais e integrantes do trade turístico, foi realizada palestra sob o tema central “Destinos Turísticos Inteligentes”, na noite de 09 de outubro 2019, no Plenário “Lagoa Azul”, em anexo à sede da Prefeitura de Nobres.

A palestra é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com apoio do Sebrae-MT, proferida pela palestrante Marta Poggi, com o maior discernimento possível sobre tecnologia, ferramentas e caminhos a seguir para a melhor receptividade e comodidade aos turistas.

As modernas tecnologias que, segundo a palestrante, devem estar acessíveis aos turistas em todas as suas diferenças, inclusive físicas, mentais e visuais, além da criação de estratégias para que o visitante identifique-se com o atrativo, com a localidade visitada, sua culinária e suas peculiaridades.

A experiente palestrante tratou a temática com uma linguagem simplificada e de fácil entendimento embora as ferramentas tecnológicas apresentadas ainda demandem um certo tempo para a sua implantação por aqui.

O prefeito Leocir Hanel se mostrou interessado no tema e na possibilidade de avanços na atividade turística no município de Nobres, notadamente no terreno da sustentabilidade, ambiental e social, naquilo que depender do envolvimento da governança acordada entre o público e o privado.

Daniel Martins, secretário de Turismo e Cultura, que vem participando ativamente das atividades programadas pelo Sebrae-MT, acredita que a palestra acrescenta positivamente na medida em que joga luz sobre novas projeções para o turismo de um modo geral. “Temos a consciência de que o apoio do Sebrae-MT tem sido importante para o desenvolvimento do turismo e a palestra sobre destinos turísticos inteligentes cria uma gama de novas perspectivas para os negócios do turismo”, acrescenta Martins.

A professora Catarina Francisca, que participou da palestra, fez um comparativo entre as práticas turísticas internacionais em relação a nossa, considerando-se que esteve na Europa e Oriente Médio, recentemente, e vê Nobres com boas perspectivas.