Vídeo mostra garimpo ilegal sendo explodido após operação da PF

Mídia News Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (09) registrou o momento em que o garimpo ilegal de Serra do Expedito, em Aripuanã (...

Mídia News

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (09) registrou o momento em que o garimpo ilegal de Serra do Expedito, em Aripuanã (1.002 km de Cuiabá), foi explodido pela Polícia Federal.

A ação ocorreu na tarde da última terça-feira (08), em decorrência de uma decisão judicial que determinou a destruição de tudo encontrado na lavra.

No início da semana, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Trype, que combate garimpos ilegais no Estado.

Nas imagens aéreas, é possível ver o exato momento em que a dinamite explode e terra e fumaça sobem.

Já na manhã de hoje, a Polícia queimou parte do maquinário utilizado no garimpo ilegal.

Veja o vídeo:

Operação Trype

Na segunda-feira (07), a PF deflagrou a operação em decorrência da ordem judicial que estabelece a destruição de tudo encontrado na lavra ilegal.

Cerca de 300 garimpeiros saíram pelas ruas da cidade em protesto contra a operação policial, na terça-feira. O garimpo interditado abrigava 1,5 mil homens e mulheres.

O movimento exigia a retomada de bens que ficaram no garimpo, dentre eles o maquinário.

A Polícia Militar informou que os manifestantes ameaçaram os comerciantes caso não fechassem os estabelecimentos nesta manhã.

Os garimpeiros disseram que iriam invadir as propriedades comerciais e praticariam atos de vandalismo. Isso causou pânico entre os moradores da cidade.

Situação de emergência

A Prefeitura de Aripuanã decretou situação de emergência social na cidade, após a desocupação de um garimpo ilegal localizado na Serra do Expedito. A decisão foi publicada nesta quarta, no Diário Oficial do Estado.

No decreto assinado pelo prefeito Jonas Rodrigues da Silva (PR), que tem validade de 180 dias, consta que cerca de 2 mil pessoas que habitavam o garimpo estão desalojadas no Município em situação de vulnerabilidade social.

O documento também afirma que grande parte dessas pessoas não possuem recursos financeiros suficientes para se alimentarem e voltarem para suas cidades de origem.

Além disso, o decreto também aponta o descontentamento dos garimpeiros com o fechamento da lavra ilegal. Isso tem causado manifestações e a Prefeitura teme que podem se transformar em motins violentos.


Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,224,Geral,6740,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2848,Rosário Oeste,2327,Variedades,3682,Videos,1397,
ltr
item
Biorosario: Vídeo mostra garimpo ilegal sendo explodido após operação da PF
Vídeo mostra garimpo ilegal sendo explodido após operação da PF
https://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2019/10/09/886x590/1e21c08b94c4ac2d5c9e6f849e401f25.jpg
https://i.ytimg.com/vi/gBV8_LFGIxE/default.jpg
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/10/video-mostra-garimpo-ilegal-sendo.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/10/video-mostra-garimpo-ilegal-sendo.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy