Gestores conhecem novo modelo de financiamento da Atenção Primária

Fonte:Agência de Notícias da AMM As mudanças no financiamento da Atenção Primária de Saúde foram o tema do primeiro painel desta segund...

Fonte:Agência de Notícias da AMM

As mudanças no financiamento da Atenção Primária de Saúde foram o tema do primeiro painel desta segunda-feira (18), no Encontro Municipalista 2019. Realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, o evento reuniu representante do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de saúde para discutir as mudanças previstas na portaria 2.979 (12/11/2019), que devem entrar em vigor no próximo ano.

O painel foi mediado pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) e secretário de Saúde de Tapurah, Marco Antônio Norberto, e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Wilames Freire, do secretário nacional de Atenção Primária, Luiz Gustavo Melo, e do prefeito de Poxoréu e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sul, Nelson Paim.

No início dos trabalhos, Norberto destacou que existe uma grande preocupação dos prefeitos quanto as mudanças no financiamento da saúde. “Existe uma certa desconfiança por parte dos gestores quando se fala em novo modelo de financiamento, por que hoje as prefeituras já investem entre 26 e 32% dos seus recursos nessa área”, disse.

O presidente do Conasems explicou que foi necessário construir uma forma de garantir o orçamento disponível para a atenção básica, que era de R$ 2,9 bilhões. “Coube aos conselhos, como representantes dos municípios, juntamente com o Ministério da Saúde, trabalhar em uma proposta para acessar esses recursos. Partimos do pressuposto de que nenhum município perderia recursos com a mudança, mas teriam a possibilidade de agregar recursos ao orçamento”, ressaltou Wilames Freire.

Conforme afirmou o secretário de Atenção Primária, o novo financiamento é uma das prioridades do Governo Federal para a Saúde, juntamente com os programas Médicos para o Brasil, Saúde na Hora e capacitação dos agentes comunitários de Saúde e Endemias (ACS e ACE). A proposta usa como modelo a experiência do Reino Unido, onde o desempenho é levado em conta para a distribuição dos recursos.

Ainda de acordo com o representante do MS, os objetivos são a valorização das Equipes de Saúde da Família (ESF), estimular o aumento da cobertura e fortalecimento do SUS, além de estimular um melhor desempenho. A expectativa, ressaltou Luiz Gustavo, é que haja um ganho de R$ 2,6 bilhões com as alterações.
Nome

DESTAQUE,3,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,1,Fotos e eventos,233,Geral,7101,PAPO DE ESQUINA,6,Parceiros,4,Regional,2983,Rosário Oeste,2397,Variedades,3897,Videos,1502,
ltr
item
Biorosario: Gestores conhecem novo modelo de financiamento da Atenção Primária
Gestores conhecem novo modelo de financiamento da Atenção Primária
https://www.amm.org.br//fotos_bancoimagens/15644.JPG
Biorosario
https://www.biorosario.com.br/2019/11/gestores-conhecem-novo-modelo-de.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2019/11/gestores-conhecem-novo-modelo-de.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy