Propaganda

Guilherme Maluf será eleito presidente do TCE nesta terça

Fonte: Hipernoticias

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) realizará a eleição da Mesa Diretora do órgão regulador nesta terça-feira (05). Na data, o atual conselheiro titular do tribunal, Guilherme Maluf, concorrerá como candidato único à presidência.

A eleição será realizada durante a sessão plenária do TCE, que terá início às 08h30. Depois de realizada a eleição, a posse da Mesa Diretora será feita no mês de dezembro.

Maluf disputará sozinho a vaga por ser o único membro do órgão regulador passível de concorrer à disputa, uma vez que os demais conselheiros são interinos e, em função do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 19/2019, estão proibidos de disputarem.

A disputa de Maluf à presidência do TCE chama atenção por conta de o conselheiro ser réu em uma investigação por corrupção, decorrente da Operação Rêmora deflagrada em 2016.

O HNT/HiperNotícias tentou contato com o candidato para esclarecer suas perspectivas frente às inquietações judiciais que circundam sua suposta participação em fraudes de licitações na Secretaria de Estado de Educação. Porém, até o fechamento da matéria, não houve resposta.

Compondo a eleição da Mesa Diretora, será disputa também a vaga de vice-presidência do TCE. A cadeira da função será disputada no mesmo regime que a da previdência, por meio de candidato único à disputa – neste caso, o atual presidente Domingos Campos Neto deverá ser eleito como vice-presidente.

A eleição do tribunal conta com poucos membros na disputa pela Mesa Diretora em virtude de os demais conselheiros titulares do TCE estarem afastados por supostas participações em esquemas ilícitos.

Neste grupo dos afastados estão Valter Albano, José Carlos Novelli, Antônio Joaquim, Waldir Teis e Sérgio Ricardo. Todos foram afastados de suas funções em setembro de 2018 por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) após serem investigados na Operação Malebolge.