O mito do sal – quanto de sódio você pode consumir por dia?

Fonte: Minilua O sódio – geralmente chamado de sal – é encontrado em quase tudo o que você come e bebe. Ocorre naturalmente em muitos a...

Fonte: Minilua

O sódio – geralmente chamado de sal – é encontrado em quase tudo o que você come e bebe. Ocorre naturalmente em muitos alimentos, é adicionado a outros durante o processo de fabricação e é usado como um agente aromatizante em casa e restaurantes. Por algum tempo, o sódio esteve associado à pressão alta, o que causa danos aos vasos sanguíneos e artérias quando cronicamente elevado.

Por sua vez, isso aumenta seu risco de doença cardíaca, derrame, insuficiência cardíaca e doença renal. Portanto, várias autoridades de saúde estabeleceram diretrizes para limitar a ingestão de sódio. No entanto, essas diretrizes têm sido controversas, pois nem todos podem se beneficiar de uma dieta reduzida em sódio. Apesar de sua contínua difamação, o sódio é um nutriente necessário para uma boa saúde.

É um dos eletrólitos do seu corpo, que são minerais que criam íons eletricamente carregados. Uma fonte importante de sódio na maioria das dietas é a adição de sal na forma de cloreto de sódio – que é 40% de sódio e 60% de cloreto em peso. Como o sal é amplamente usado no processamento e manufatura de alimentos, os alimentos processados ​​representam cerca de 75% do sódio total consumido. A maior parte do sódio do seu corpo reside no sangue e no fluido ao redor das células, onde ajuda a manter esses líquidos em equilíbrio.

Juntamente com a manutenção do equilíbrio hídrico normal, o sódio desempenha um papel fundamental na função normal dos nervos e músculos. Seus rins ajudam a regular os níveis de sódio do seu corpo, ajustando a quantidade excretada na urina. Você também perde sódio através da transpiração. As deficiências alimentares de sódio são muito raras em condições normais – mesmo com dietas com muito baixo teor de sódio.


Há muito se sabe que o sódio aumenta a pressão sanguínea – principalmente em pessoas com níveis elevados. A maioria dos especialistas acredita que a ligação entre sódio e pressão alta foi identificada pela primeira vez na França em 1904. No entanto, não foi até o final da década de 1940 que essa conexão se tornou amplamente reconhecida quando o cientista Walter Kempner demonstrou que uma dieta com arroz com pouco sal poderia reduzir a pressão arterial em 500 pessoas com níveis elevados.

Desde então, a pesquisa estabeleceu uma forte relação entre ingestão excessiva de sódio e pressão alta. Pessoas com pressão alta, diabetes e doença renal crônica, bem como adultos mais velhos e afro-americanos, tendem a ser mais sensíveis aos efeitos do sódio na elevação da pressão arterial. Se você é sensível ao sal, é recomendável limitar a ingestão de sódio – pois você pode estar em maior risco de doença cardíaca relacionada à pressão arterial.

Por décadas, as autoridades de saúde instaram as pessoas a limitar sua ingestão de sódio para controlar a pressão arterial. Estima-se que seu corpo precise apenas de 186 mg de sódio por dia para funcionar corretamente. No entanto, seria quase impossível consumir esse pouco, ainda atender às suas necessidades energéticas e obter a ingestão recomendada de outros nutrientes importantes. Portanto, o Instituto de Medicina (OIM) recomenda que adultos saudáveis ​​consumam 1.500 mg (1,5 gramas) de sódio por dia.


Ao mesmo tempo, a OIM, o USDA e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomendam que adultos saudáveis ​​limitem sua ingestão diária de sódio a menos de 2.300 mg (2,3 gramas) – a equivalência de uma colher de chá de sal. Esse limite foi estabelecido com base em evidências de estudos clínicos de que a ingestão de sódio acima de 2.300 mg (2,3 gramas) por dia pode afetar adversamente a pressão arterial e aumentar o risco de doença cardíaca.

Devido ao aumento da perda de sódio pelo suor, essas diretrizes não se aplicam a pessoas altamente ativas, como atletas competitivos ou trabalhadores expostos ao calor. Outras organizações fazem recomendações diferentes. A OMS sugere consumir 2.000 mg (2 gramas) de sódio por dia, e a American Heart Association recomenda uma ingestão muito menor de 1.500 mg (1,5 gramas) por dia. Hoje as pessoas consomem muito mais sódio do que o recomendado pelas autoridades de saúde – com média de 3.400 mg (3,4 gramas) por dia.


No entanto, essas recomendações têm sido controversas, pois pessoas com níveis normais de pressão arterial podem não se beneficiar da restrição da ingestão de sódio. Em pessoas com pressão arterial normal o consumo de muito pouco sódio demonstrou piorar a saúde mais do que consumir muito. Se você consome mais de 7 gramas de sódio por dia e tem pressão alta, é uma boa ideia limitar sua ingestão de sódio. Mas se você é saudável, a quantidade de sal que está consumindo no momento é provavelmente segura.

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Biorosario: O mito do sal – quanto de sódio você pode consumir por dia?
O mito do sal – quanto de sódio você pode consumir por dia?
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