Juiz usa Lei do Abuso de Autoridade e manda soltar bombeiro em MT

Folhamax Um juiz do Poder Judiciário (TJ-MT) disse que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso cometeu “abuso de autoridade” contra um te...

marcosfaleiros.jpg
Folhamax

Um juiz do Poder Judiciário (TJ-MT) disse que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso cometeu “abuso de autoridade” contra um tenente da corporação, preso por uma infração disciplinar desde o dia 23 de dezembro de 2019. O magistrado Marcos Faleiros, que atua na 11ª Vara da Justiça Militar de Cuiabá, mandou soltar o oficial nesta sexta-feira (10).

De acordo com informações do processo, o tenente foi punido pelo Conselho de Disciplina do órgão a 30 dias de prisão. Os autos não revelam a transgressão cometida pelo servidor público.

Ele se apresentou em 23 de dezembro do ano passado para iniciar o cumprimento da pena. Porém, 4 dias depois – 27 de dezembro de 2019 -, o Diário Oficial da União publicou a lei 13.967/2019, que extingue a prisão administrativa a policiais e bombeiros militares brasileiros.

O tenente conta no processo que tentou reverter a prisão pela via administrativa, porém, o pedido foi negado pela corporação, que alegou que a proibição começa a valer só depois de 12 meses. “Diante da alteração legislativa, a defesa formulou pedido de comutação de pena do paciente, que foi indeferido pelo despacho proferido pela autoridade coatora, sob o argumento de que a lei só terá eficácia depois de decorrido o período de 12 meses", diz trecho dos autos.

O juiz Marcos Faleiros, entretanto, explicou que o prazo de 12 meses refere-se apenas às “adequações legislativas” de substituição dos “regulamentos disciplinares”, e não a proibição de manter preso administrativamente os policiais e bombeiros militares – determinação que já esta em vigor imediatamente. “O prazo em questão se refere às adequações legislativas de substituição dos “regulamentos disciplinares” pelos “Códigos de Ética e Disciplina”, e não à abolição das penas restritivas e privativas de liberdade já expungidas do sistema”, ensinou o juiz.

Ao final da sua decisão, o magistrado fez uma crítica ao Corpo de Bombeiros, apontando que seus representantes cometeram “abuso de autoridade” ao negar a liberdade do tenente. “Não pode passar despercebido aos olhos deste juízo que, a partir da vigência da Lei nº 13.967, de 26 de dezembro de 2019, comete abuso de autoridade a autoridade disciplinar militar que decretar ou mantiver submetido a medida privativa ou restritiva de direito o policial ou bombeiro militar acusado e, bem assim, a autoridade judiciária que deixar de relaxar tal medida”, finalizou o juiz.

O dispositivo legal que proíbe as prisões disciplinares dos policiais e bombeiros militares brasileiros não possui relação com a lei de abuso de autoridade, em vigor à partir deste ano de 2020.

Nome

DESTAQUE,2,Destaque Lateral,2,ESPERANDO,2,Fotos e eventos,238,Geral,7514,PAPO DE ESQUINA,7,Parceiros,3,Regional,3101,Rosário Oeste,2468,Variedades,4129,Videos,1622,
ltr
item
Biorosario noticias: Juiz usa Lei do Abuso de Autoridade e manda soltar bombeiro em MT
Juiz usa Lei do Abuso de Autoridade e manda soltar bombeiro em MT
https://www.folhamax.com//storage/webdisco/2018/12/14/395x253/f8066a5612c7eb730788783e484f7f17.jpg
Biorosario noticias
https://www.biorosario.com.br/2020/01/juiz-usa-lei-do-abuso-de-autoridade-e.html
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/
https://www.biorosario.com.br/2020/01/juiz-usa-lei-do-abuso-de-autoridade-e.html
true
7773387971014822502
UTF-8
Carregando posts Nenhum post foi encontrado Ver todos Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por Inicio PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy