Plantão

A assistente pessoal da Google pode lêr agora o conteúdo de páginas web em voz alta

Foi na CES 2020 que a Google revelou uma nova funcionalidade chamada de “Read It” disponibilizada agora na sua assistente pessoal. O que essa nova funcionalidade faz é simplesmente e de uma forma incrível ler em voz alta o conteúdo das páginas que estamos a navegar no momento.

Agora, ao que tudo indica finalmente a “Read It” está a chegar aos equipamentos pela primeira vez. Com o início agendado para hoje, qualquer utilizador Android Lollipop ou com versão superior pode desde já começar a utilizar o “Read It” em qualquer página web. Para que tudo funcione e veja como é simples, basta seguir os seguintes passos:

Abrir o seu navegador de internet e ir para a uma página à sua escolha que gostaria que fosse falada para si ao contrário de ter de a ler;
Com o artigo pretendido à sua frente, active a assistente virtual da Google dizendo apenas “Hey Google” ou qualquer outro comando que você possa ter programado;
Diga o seguinte comando “Hey Google read it”, ou então “Hey Google read this page”;
A assistente virtual irá então ler em voz alta a página que se encontra no seu ecrã à medida que vai automaticamente deslizando a página para cima e sublinhando as palavras à medida que as vai falando


A funcionalidade só por si já demonstra toda a sua potencialidade, não só porque nos vai ler e poupar tempo a não olhar para o ecrã, como também possui a capacidade de traduzir para 42 idiomas diferentes automaticamente. Isso significa por exemplo que um artigo que esteja escrito em Inglês mas você pretenda que o mesma seja lido em Espanhol, a assistente da Google assim o fará.

Obviamente que irá sempre haver uma ou outra pequena gafe durante as traduções mas pensamos que isso são pequenos pormenores que em nada diminuem a capacidade desta nova funcionalidade agora lançada pela Google.

A assistente virtual da Google não só existe para facilitar a vida aos seus utilizadores como também agora permite a todos aqueles que não lhes apetece ler paginas e páginas inteiras de texto ouvir alguêm a ler as mesmas. Para já, a funcionalidade Read It apenas encontra-se disponível para Android mas está previsto estender-se a outras plataformas.

Fonte: AndroidAuthority