Plantão

Anúncio de campanha para reeleição de Trump é removido pelo Facebook



O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição ao cargo, Donald Trump, teve um anúncio removido pelo Facebook, que alegou violação das políticas da empresa contra a desinformação do censo dos Estados Unidos. Inicialmente, a peça publicitária havia sido objeto de análise e o Facebook a deixou passar incólume, mas, depois de diversas denúncias, revisou sua decisão.

O anúncio em questão era intitulado “Censo Oficial 2020 dos Distritos do Congresso” e pedia que os eleitores participassem dando informações variadas sobre suas vidas e residências, mas, ao serem veiculados nas páginas oficiais do presidente Trump e seu vice, Mike Pence, a peça também direcionava usuários a um link de doações para o Partido Republicano, que ambos representam.


(Imagem: Reprodução/VentureBeat)

A rede social já havia anunciado, em dezembro, que baniria anúncios que trouxessem algum tipo de limitação quanto à participação de eleitores do censo norte-americano, já que legisladores temiam que isso pudesse trazer campanhas de desinformação e atrapalhar a contagem de participantes, bem como a tabulação das informações dadas.

“Existem regras implementadas para prevenir confusões relacionadas ao censo oficial estadunidense e esse é um exemplo dessas regras sendo aplicadas”, disse o porta-voz do Facebook, Andy Stone. Procurada para comentar o caso, a equipe da campanha de Trump à reeleição manteve-se em silêncio.
Facebook não vai alterar regras para anúncios políticos em 2020

Donald Trump foi duramente criticado no passado quando anunciou que planejava adicionar uma pergunta ao censo oficial, questionando participantes se eles eram de fato cidadãos americanos. A ideia acabou barrada na Suprema Corte após grupos de direitos humanos afirmarem que a medida visava atrapalhar a participação de imigrantes ao censo e auxiliar políticos republicanos a ganharem cadeiras no Congresso. O comitê nacional do Partido Republicano recebeu via carta um comunicado oficial, pedindo que pare de enviar comunicações que lembrem o visual ou a linguagem do censo oficial.

O censo norte-americano é realizado uma vez a cada 10 anos e, pela primeira vez na história, poderá ser preenchido majoritariamente online.

Fonte: canaltech