Plantão

Chance de paciente assintomático transmitir coronavírus é baixíssima



O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (5), que oito brasileiros já foram infectados pelo novo coronavírus. Dentre os pacientes, uma jovem moradora de São Paulo, de 13 anos, testou positivo ao vírus sem apresentar sintomas da Covid-19, a doença provocada pela infecção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que sim, porém a transmissão de uma pessoa assintomática é muito rara, uma vez que a carga viral é menor, neste caso.

Em coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que o potencial de contágio de paciente assintomático é "baixíssimo".

De acordo com ele, a paciente brasileira assintomática já foi liberada do isolamento e está livre para ir a escola. "Ela [a paciente] tem fragmentos do vírus, mas isso não quer dizer que o vírus possa ser transmitido", afirmou. Oliveira reforça que a jovem teve contato com familiares próximos e todos eles testaram negativo para o novo coronavírus.

O Ministério da Saúde confirmou 636 casos de Covid-19 no Brasil. Outros 367 foram descartados após exames. No mundo todo são mais de 96 mil infectados, contabilizando 3.308 mortes.

Apesar do aumento no número de pacientes confirmados com a doença no país, Oliveira disse que não há necessidade de pânico e manteve as recomendações para evitar a doença:

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

Cobrir o rosto com lenço ou papel ao espirrar;

Evitar levar as mãos a vias aéreas, como olhos, boca e nariz;

Caso apresente sintomas da doença, evitar locais públicos e procurar um médico.

Fonte: olhardigital