Plantão

Coronavírus: número de mortes no Brasil chega a 18; são 1.021 casos da Covid-19



[Atualização] Na tarde deste sábado (21), o governo de São Paulo confirmou mais seis mortes causadas pelo novo coronavírus, com isso, o número de óbitos sobe para 15 no estado. E, em entrevista coletiva, João Doria também anunciou que, a partir da próxima terça-feira (24), será decretada quarentena, por 15 dias, em todos os 645 municípios, até o dia 7 de abril. O estado de São Paulo ainda tem outros 9 mil casos suspeitos da doença.

Com a medida restritiva, bares, cafés, restaurantes de São Paulo deverão fechar a partir da data estabelecida, esses serão autorizados a funcionar somente por meio de serviços de entrega (delivery). “Não sofrerão com quarentena serviços essenciais nas áreas de saúde pública, saúde privada, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza. Portanto, seguirão abertos hospitais, clínicas, supermercados, padarias (sem serviços de alimentação pronta) e açougues”, esclareceu o governador.

Excluem-se dessa medida restritiva bancos e lotéricas, além de indústrias, que segundo Doria, o funcionamento (com os devidos cuidados para evitar a transmissão do vírus entre funcionários) durante o período é de essencial importância para evitar desabastecimento no estado e no país.

São Paulo continua sendo o estado com mais pessoas contaminadas, com 396 casos; seguido do Rio de Janeiro, com 110 pacientes. Segundo as secretarias estaduais de Saúde, o Brasil registra ao todo 1021 casos do novo coronavírus

Quarentena na capital paulista

A determinação da prefeitura da capital paulista de fechar o comércio já está valendo desde a sexta-feira (20). Apenas padarias, farmácias, restaurantes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência e de produtos animais, além de feiras livres poderão funcionar. A medida é válida até o dia 5 de abril. Segundo o Bruno Covas (PSDB-SP), as lojas poderão continuar vendendo produtos por meio de e-commerce (sites e aplicativos) ou telefone.

Casos no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro, anunciou na noite desta sexta-feira (20) a morte de um paciente em decorrência da Covid-19. A vítima tinha 65 anos e havia retornado de uma viagem ao Egito, ele estava internado em um hospital privado na cidade. Com isso, o número de óbitos no estado subiu para três, contabilizando 18 em todo o país. São 3 no Rio e 15 em São Paulo.

Situação no mundo


No mundo todo, há pouco mais de 284 mil casos confirmados da doença. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o número de mortes no planeta chega a 11868. Desse total, 3.259 ocorreram na China, país considerado o epicentro da doença. Apesar dos números, uma boa notícia: pelo terceiro dia consecutivo, a China não registrou nenhum novo caso de contágio local.

Fonte: olhardigital