Propaganda

Curitiba anuncia que vai reabrir o comércio nesta semana



A prefeitura de Curitiba anunciou formalmente nesta quarta-feira (15) que decidiu fazer uma reabertura parcial das atividades na cidade após interrupção para tentar frear o contágio pelo coronavírus na cidade. A previsão de reabertura está prevista para esta sexta-feira (17).

Durante transmissão ao vivo na internet, Rafael Greca (DEM) revelou o plano, que inclui uma série de regras para os estabelecimentos que serão reabertos, mantendo as orientações de distanciamento social e higiene, como relata o UOL.

“Se o negócio for pequeno, coloca o balcão na porta, vende na porta. Se o negócio for grande, divide a área de circulação por 9m², com a distância de três metros para cada lado que impede que o vírus se aproxime de nós”, afirmou Greca.

Os cidadãos também receberam orientações para a circulação, que incluirão o uso de máscaras para andar pelas ruas. O prefeito, inclusive, defende que elas passem a ser encarados como um item de moda. "A moda é máscara e vai ficar bonito. Pode ter a máscara combinando com a roupa”, afirmou. Da mesma forma, idosos e outras pessoas que se enquadrem em grupos de riscos são orientados permanecer em casa.

A situação de Curitiba até o momento não parece tão grave quanto a de outras capitais, especialmente quando comparada com São Paulo. O Paraná registra 803 casos até o momento e 38, enquanto o estado de São Paulo tem 11043 casos e 778 mortes confirmados. A capital paranaense, especificamente, tem apenas 358 confirmações e 8 óbitos, enquanto a capital paulista tem 8.024 casos confirmados, com 563 mortes.

Fonte: olhardigital