Propaganda

ROSÁRIO OESTE: Ministério Público se reuniu com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.


O Promotor de Justiça de Rosário Oeste, Sr. Arnaldo Justino da Silva, convocou uma reunião com os membros do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Covid-19. (instituídos pelo decreto municipal 09/2020), na manhã desta segunda feira (06/04/2020) para juntos definirem novas politicas de enfrentamento ao vírus no município.

As recomendações acordadas nessa audiência extrajudicial buscam principalmente a proteção da sociedade que está vulnerável a infestação.

Na reunião ficou acordado com o Promotor que o Comitê vai sugerir para ao Prefeito João Balbino a  emissão de um novo decreto com as medidas de fechamento de comércios, espaçamento social e higienização que foram propostas e que deverão ser seguidas por todos, a fim de proteger a sociedade rosariense.

A previsão é que as novas regras do Decreto sejam mais rígidas e restritivas que o último decreto da Prefeitura (Decreto 12/2020), porque a população não estava cumprindo a legislação em sua integridade, o que se refletia nas ruas da cidade que estavam repletas de pessoas e aglomerações.

Outro ponto crítico discutido na reunião é aproximação das festividades da páscoa e semana santa, aonde vários parentes de Rosarienses vêm tradicionalmente para o município para passar essa temporada próximo de suas famílias.

O Promotor de justiça lembrou ainda que o Hospital de Rosário Oeste não possui leitos com respirador e que os leitos da capital estão lotados, não havendo possibilidade de internação de pessoas do interior.

A sugestão geral do Promotor de Justiça para o comitê é promover o espaçamento social e a higienização de todas as pessoas do município, mesmo dentro dos comércios que não puderem ser fechados, para retardar ao máximo a chegada do vírus aqui em Rosário Oeste.

Estiveram presentes na reunião o Promotor de Justiça Sr. Arnaldo Justino da Silva, a Tenente Coronel PM Regina comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, o Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo, a Coordenadora de Vigilância em Saúde Jerusa Amaral, A Secretária Municipal de Assistência Social Juscelia Medeiros, a Secretária Municipal de Educação Jane Talarico, o Secretário de Governo Ireno Lemes, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Ivana Maria, o Coordenador de Vigilância Sanitária Vagner Dias e demais membros do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Covid-19.