Propaganda

Odontóloga de Rosário Oeste fala sobre o coronavírus

Odontóloga Estela de Lourdes

Partindo do princípio de que as principais formas de infecção do vírus covid-19 se dá pela boca, nesta sexta-feira, dia 22/05, conversamos com a Odontóloga do PSF 3, Estela de Lourdes e ela falou sobre a relação entre odontologia e o Coronavírus. Veja:

Odontologia e Coronavírus.

A Pandemia Mundial de Covid 19, decretada pela Organização Mundial de Saúde(OMS), alterou a rotina das pessoas de uma maneira geral. Nós profissionais da saúde, estamos nesse enfrentamento, expostos à contaminação.

O Cirurgião Dentista está mais propenso a contrair o Coronavírus, por diversas razões:

1# Pelo fato da proximidade com o paciente (menos de 1 metro de distância).

2# Por usar aerossóis através das canetas de alta e baixa rotação, que acabam espalhando gotículas de sangue e saliva o tempo todo.

3# Além do aparelho de spray espalhar o vírus por um raio de 2 metros.

Esse vírus, quando transportado pode permanecer em superfícies por vários dias.

Ciente então da gravidade desse cenário, até mesmo por medidas de prevenção e proteção da Saúde Bucal, em tempos de propagação intensa do Coronavírus, seguimos as orientações técnicas do Ministério da Saúde e de Órgãos de Vigilância dos Estados, por este momento, só se deve buscar Atendimento Odontológico de Urgência/Emergência. Os atendimentos eletivos devem ser adiados.

Até mesmo porque uma das formas de contágio do Novo Coronavírus se dá pela disseminação de gotículas salivares.

Em março de 2020, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) anunciou medidas que visam conter a transmissão e preservar a saúde dos profissionais da odontologia e dos pacientes. Através de rigorosas medidas de biossegurança.

Em nosso município, hoje está sendo realizado atendimentos odontológicos apenas de Urgência/Emergência nas unidades básicas de saúde – PSFs.

Essas unidades atendem no período matutino das 07:00 as 11:00 h

No período vespertino 13:00 as 17:00 h o atendimento acontece somente no PSF Rural.

Por Manoel Netto