Propaganda

Boeing testa com sucesso os paraquedas da cápsula Starliner



A Boeing teve sucesso em um teste dos paraquedas de sua cápsula Starliner, que será usada para levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). O teste foi realizado em 21 de junho, com a cápsula sendo levada por um balão até a altura necessária.

Segundo a empresa, o objetivo foi se certificar de que os paraquedas funcionariam corretamente mesmo sob condições adversas, entre elas caso a missão precise ser abortada nos estágios iniciais do lançamento. O condutor de voo da Boeing, Jim Harder, explicou:

“Paraquedas gostam de um fluxo de ar limpo. Eles inflam previsivelmente sob uma ampla gama de condições, mas em certos casos, quando a missão é abortada durante a subida, você está acionando esses paraquedas em um ar mais instável, onde a inflação adequada se torna menos previsível. Queríamos testar suas características sob baixa pressão dinâmica, para termos confiança total no sistema que desenvolvemos.”

A equipe também simulou uma falha no sistema, impedindo que um dos três paraquedas da cápsula fosse aberto como programado. Ainda assim, os dois restantes foram suficientes para levá-la até o solo em segurança.

A Boeing é uma das duas empresas que tem contrato com a Nasa para levar astronautas à ISS. O primeiro teste de sua cápsula no espaço não deu certo: ela não conseguiu chegar à estação, e uma análise posterior determinou que a falha poderia ter sido detectada e evitada se a Boeing tivesse adotado procedimentos de inspeção mais rígidos antes do lançamento.

Sua concorrente, a SpaceX, atracou a cápsula Endeavour, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley à bordo, na ISS em 31 de maio deste ano, se tornando a primeira empresa comercial a conseguir este feito.

Fonte: olhardigital