Propaganda

Cuiabá alerta que situação poderia estar pior e vai antecipar toque de recolher para 20h



Apesar de Cuiabá ser considerada o epicentro da pandemia na região Centro-Oeste, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) declarou que a situação na capital poderia ser bem pior do que é vista atualmente. Em entrevista à rádio Metrópole FM 105.9, o chefe do Executivo Municipal afirmou que as medidas adotadas pela prefeitura de Cuiabá conseguiram achatar a curva de crescimento de mortes e casos de Covid-19 na Baixa Cuiabana.

“Cuiabá colhe os frutos de ter tomado a precaução. Se nós não tivéssemos feito isso, ao invés de ter 159 mortes, nós teríamos 400, 500 ou 600 óbitos. Se não fosse essa atitude da prefeitura, nós não estaríamos com 3.570 casos confirmados em Cuiabá, estaríamos registrando nove mil casos na capital. Então achatamos a curva de crescimento”, disparou.

Após receber diversas críticas da base do Governo do Estado, que apontaram precipitação no fechamento do comércio em Cuiabá, Emanuel rebateu dizendo que as ações restritivas adotadas no mês de março foram decretadas no momento certo. Segundo ele, isso possibilitou uma queda drástica nos casos registrados até agora.

“A pandemia, é claro, que ela vai crescer, mas o que fizemos foi achatar o pico e a curva de contaminação quando decretamos a quarentena. Ontem o epidiomoligista da Friocruz deu uma entrevista parabenizando Cuiabá por ter feito isso no mento certo, assim que se iníciou a pandemia, complementou.

No fim, o prefeito cuiabano sinalizou que deve prorrogar o toque de recolher que começou a valer no dia 13 de junho e terminou nesse domingo (28), proibindo a ciruclação de pessoas 22h30 às 5h. De acordo com a prefeitura, a medida tem proporcionado bons resultados ao municipio e por isso pode ser prorrogado com ínicio previsto para as 20h.

Segundo ele, decisão será analisada durante a reunião do comitê de enfrentamento ao Coronavírus na tarde hoje. “O toque de recolher foi um sucesso, eu vou reunir hoje à tarde com a equipe técnica para cruzar os dados e os resultados. Com isso vou ver novas informações e decidir se continua ou não e também se iremos antecipar o horário”, concluiu.

Fonte: folhamax