Header Ads

Insônia e estresse são controlados pela mesma área do cérebro, diz estudo



Cientistas do Laboratório de Cold Spring Harbor (CSHL), em Nova York, descobriram que eventos de baixa imunidade, insônia e estresse podem ser originados na mesma área do cérebro. Por ora, tal relação foi descoberta apenas em ratos, mas caso isso seja reproduzido em humanos, os especialistas argumentam que os distúrbios terão novas abordagens de tratamento na medicina.

Segundo a pesquisa, uma rede específica de neurônios do cérebro é responsável pela liberação de uma substância conhecida como cortisol, a qual seria diretamente relacionada ao estresse e insônia. Em testes conduzidos em ratos, os cientistas descobriram que a transmissão se dava por meio de uma cadeia de neurônios que liberam a substância. Quando bloqueada, permitia aos animais um sono profundo e tranquilo mesmo após eles terem vivenciado episódios estressantes.

Inversamente, quando essa área era ligeiramente estimulada, os ratos despertavam rapidamente e em modo de alerta. "A insônia induzida pelo estresse é [um sintoma] bem conhecido por qualquer um que tente dormir com um prazo a ser cumprido no próximo dia ou algo do gênero”, disse o neurocientista Jeremy Borniger, do CSHL. "No universo clínico, já é um fato amplamente conhecido que pacientes com estresse crônico normalmente têm respostas piores a uma variedade de tratamentos e por toda uma série de doenças”.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.