Header Ads

Nasa confirma início de novo ciclo solar; entenda o que isso significa



A Nasa confirmou oficialmente, na terça-feira (15), que estamos em um novo ciclo solar. A suspeita já era levantada por cientistas e astrônomos, e, agora, com observações mais detalhadas, é possível afirmar que entramos em um novo período de 11 anos, tempo que dura o ciclo da estrela.

Normalmente, o fenômeno não pode ser visto a olho nu direto da Terra, mas pode ser percebido na falha de comunicações de satélites ou no ligeiro aumento do aparecimento de auroras no nosso planeta.

O que tornou possível identificar o novo intervalo foi o aumento de manchas escuras no Sol, ação monitorada por oito meses pela agência espacial americana e pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Tais manchas e ciclos já são observados por pesquisadores desde o século 18, o que resulta em dados de 24 ciclos completos. Por isso, já se sabe que, quando aparecem mais manchas solares no astro, estamos entrando em um novo ciclo, mesmo que ele só possa ser percebido depois de seu início. De acordo com a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, dezembro de 2019 marcou o começo do 25º período.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.