Header Ads

Prefeitura faz asfalto no Tocantins e deixa pé de pequi no meio de rua

Pé de pequi nasceu no meio de rua em Araguaína — Foto: Divulgação

Medida foi tomada devido ao carinho que os moradores têm pela árvore. Município diz que trânsito não será prejudicado e vai instalar sinalização para evitar acidentes.

Quem passar pelo setor Morada do Sol 3, em Araguaína, pode dar de cara com uma árvore no meio da rua Raizal. Mas tudo bem, a decisão foi tomada para preservar um pé de pequi que está há mais de dez anos dando frutos e faz parte da historia dos moradores do local.

Foram anos de espera e quando as obras começaram os moradores até ficaram preocupados com a possibilidade de a árvore ser derrubada. "Nossa, aqui ele é sucesso por ter crescido bem no meio da rua. Ficamos felizes em ver o cuidado com ele e, principalmente, o incentivo à preservação ambiental", comentou a moradora Leya Soares.

O município informou que o pé de pequi está bem no meio da via e por isso não traria prejuízos ao trânsito. "Percebemos o sentimento de carinho da comunidade com o pequizeiro e depois de avaliações técnicas decidimos deixar a árvore no local onde a natureza a plantou", disse o secretário de infraestrutura, Simão Moura.

Para dar mais segurança ao local, além de proteger a árvore, uma ilha de concreto será instalada ao redor do pequizeiro. A prefeitura também afirmou que vai instalar sinalização horizontal e vertical para evitar acidentes.

Essa não é a primeira iniciativa de preservar uma árvore que nasceu no meio de uma rua. Em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, foi um pé de cajá que se manteve firme após pedidos da comunidade para mostrar que é possível aliar progresso e preservação ambiental.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Tecnologia do Blogger.